Base: Sub-11, sub-12 e sub-13 do Botafogo viajam para disputar Go Cup 2022 em Goiás neste fim de semana

2 comentários

Por FogãoNET

Compartilhe

Botafogo Sub-13
Divulgação/Botafogo

Neste final de semana, as equipes Sub-11, Sub-12 e Sub-13 do Botafogo viajam para Goiás, onde irão disputar a Go Cup, uma competição que envolve diversos times espalhados pelo Brasil e que acontece do dia 10 a 16 de abril. O torneio, que será realizado na cidade de Aparecida de Goiânia, é disputado desde 2014 e está na sua 8ª edição (não ocorreu em 2020 por conta da pandemia de COVID-19).

Diversas joias da base alvinegra já disputaram a Go Cup em edições passadas, como o atacante Matheus Nascimento em 2016. Coordenadora técnica da base do Glorioso, Vanessa Tristão explicou a diferença deste campeonato para outros que a molecada do Fogão vem competindo ultimamente.

“A Go Cup se difere das demais competições porque tem uma preocupação com a formação do atleta de maneira global, já que eles são muito pequenos. Então, eles praticam um futebol reduzido, com seis jogadores na linha e um no gol, com campo adaptado e as balizas também. Isso possibilita aos atletas um maior contato com a bola, maior aproximação com o jogo taticamente e exercer diversas funções dentro do campo, já que são apenas seis atletas em campo. Então, é um futebol de campo, de grama e com todas as regras normais do esporte, mas com essa característica de ser um espaço reduzido e com menor número de atletas. Achamos que isso agrega muito para o desenvolvimento deles e formação como atletas de futebol”, comentou.

Vale ressaltar que são 40 equipes por categoria, divididos em oito grupos de cinco, em que os campeões de cada chave formam mais dois grupos de quatro e, posteriormente, os dois melhores classificados avançam para as semifinais. Vanessa ainda falou sobre o trabalho que é feito na cabeça dos atletas para a disputa de competições Brasil afora, mesmo que muito novos.

“A gente faz todo um trabalho de preparação para os meninos disputarem esse campeonato. Para nós, a Go Cup já começou no ano passado, quando selecionamos os meninos, começamos a treinar o grupo, explicamos para eles a competição, como é o jogo, como é o dia a dia lá e ainda tivemos uma pré-temporada em janeiro. Então, tem uma série de reuniões, sobre responsabilidade do que vai acontecer lá e comprometimento com o time. A gente já trata eles como atletas e já vai começando a colocar essa responsabilidade para os meninos. E é muito legal o desenvolvimento e o envolvimento deles com a competição. Para eles, é como se fosse uma Copa do Mundo, um torneio fantástico. Todos os jogos acontecem no mesmo lugar, então eles podem interagir com crianças de outras equipes, estados, regiões e até de outros países. É um intercâmbio cultural muito bom, além de possibilitar um desenvolvimento futebolístico muito grande”, disse.

Fonte: Site oficial do Botafogo

Notícias relacionadas