O zagueiro Bastos foi desconvocado da seleção de Angola, a pedido do Botafogo, para focar na recuperação da lesão no joelho que sofreu em fevereiro, informou a Federação Angolana de Futebol em comunicado (leia abaixo) nesta sexta-feira (14/3).
Bastos havia sido chamado pelo técnico Pedro Gonçalves para os jogos contra Líbia, dia 20 de março, e Cabo Verde, dia 25, pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026. A apresentação seria no domingo (16), em Lisboa.
O defensor se lesionou em sua estreia na temporada 2025, no jogo contra o Nova Iguaçu, em Moça Bonita, pelo Campeonato Carioca, e voltou a treinar com o grupo nesta semana.
A expectativa da comissão técnica é de que Bastos se recupere a tempo e tenha condições de atuar na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, dia 29, contra o Palmeiras, no Allianz Parque.
Comunicado da Federação Angolana de Futebol sobre Bastos:
“Para o devido esclarecimento dos adeptos do futebol e da opinião pública em geral, informamos que o defesa BASTOS QUISSANGA foi dispensado da convocatória da selecção nacional, devido a lesão, e vai falhar os jogos com a Líbia e Cabo Verde, a contar para a fase de apuramento para o Mundial 2026.
O jogador, que sofreu uma lesão no joelho, em 6 de Fevereiro de 2025, retomou os treinos esta quarta-feira, de forma condicionada, e ainda não está em condições de dar o seu contributo aos PALANCAS NEGRAS.
A decisão de dispensar o atleta, a pedido do Botafogo, clube a que está vinculado, foi tomada em conjunto com o técnico nacional e visa salvaguardar a total recuperação física de BASTOS, a quem desejamos um rápido retorno aos relvados.“