Blog aponta estatística que indica forma diferente de jogar do Botafogo de Bruno Lage

Blog aponta estatística que indica forma diferente de jogar do Botafogo de Bruno Lage
Vitor Silva/Botafogo

O empate em 0 a 0 do Botafogo com o São Paulo, neste sábado, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, foi destrinchado pelo comentarista Carlos Eduardo Mansur, em seu blog no “GE”. Ele apontou uma estatística que indica uma novidade na forma de jogar alvinegro.

– Não é tão comum uma só estatística, um só número, informar tanto sobre um jogo e sobre o momento de um time de futebol. Mas os oito impedimentos do São Paulo, na tarde deste sábado, no Morumbi, contam uma história sobre o Botafogo, líder do campeonato. Muito mais do que o resultado final de 0 a 0 – escreveu Mansur.

O jornalista lembrou que o Botafogo se defendia mais próximo ao gol e permitia aos adversários muitos passes. Algo que pode mudar com Bruno Lage.

– A chegada de Bruno Lage é recente. Mas se há algo que parece claro é que o Botafogo ampliou claramente sua aposta na pressão no campo rival, inclusive como visitante. Uma das consequências é ver sua linha defensiva jogando mais longe do próprio gol, garantindo que seja um time bem compacto. E, mesmo no Morumbi, a estratégia não só foi a campo como moldou o confronto. O time alvinegro a executou muito bem – pontuou.

Outro dado comentado por Mansur foi que parte das boas defesas de Lucas Perri foi em lances que havia impedimento na jogada. O jornalista acredita que a equipe é capaz de variar seu estilo.

– O fato é que, hoje, parece um time mais seguro para variar sua maneira de defender e encurtar o campo do adversário. Em jogos recentes, como contra o Santos, na estreia de Lage, o Botafogo pareceu ter alguns problemas ao obrigar seus defensores a correrem para trás. Desta vez, pareceu um time muito mais ordenado para defender desta maneira. O que não significa que tenha perdido antigas características, como a capacidade de resistir em seu campo, como fez contra o Cruzeiro, ou a intensidade e o ritmo alto com bola vistos em tantos jogos, o último deles a vitória sobre o Internacional – destacou.

Fonte: Redação FogãoNET e Blog do Mansur (GE)

Comentários