Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro de 2024, o Botafogo estreia seu elenco principal nesta quarta-feira, no clássico com o Fluminense, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Carioca. Na visão do jornalista Gilmar Ferreira, o clube ainda vai sofrer nesse início de temporada por conta de condicionamento físico.
-Seja lá qual for o resultado do clássico entre Botafogo e Fluminense, é bom lembrar do quão desafiadora será a temporada do campeão do Brasileiro e da Copa Libertadores do ano passado. A parte que restou ao elenco que disputou o Interclubes da Fifa, no dia 11 de dezembro, retornou das férias há duas semanas. Fará o primeiro clássico do Estadual em fase de construção de lastro físico e no domingo enfrenta o Flamengo, em Belém, na decisão da Supercopa do Brasil. Mais cruel, impossível! – lembrou Gilmar Ferreira, em seu blog no “Extra”.
O jornalista ressaltou que o Fluminense teve estratégia diferente em 2024, iniciou o ano com força máxima por conta da Recopa e sofreu impactos no restante da temporada. Em relação ao Botafogo, ele considera que vai ser necessário um tempo para chegar ao nível ideal.
-Aparentemente, a perda de dez jogadores do elenco vencedor de 2024 não tira a qualidade do time que será dirigido por Carlos Leiria até que John Textor encontre o substituto de Artur Jorge. John, Vitinho, Lucas Halter, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas, Allan (Danilo Barbosa); Savarino, Igor Jesus e Matheus Martins me parece boa formação. O problema é que, até aqui, a maior carga de treinos foi usada no condicionamento físico. Por mais que este trabalho tenha sido feito com a bola nos pés, o corpo não está pronto para confrontos. E isso não é invenção da minha cabeça – ponderou.
-O Fluminense de Mano Menezes, que teve uma semana a mais de treinos e já fez ao menos dois jogos oficiais, vai para este clássico em ligeira vantagem. Isso não é garantia de vitória, mas é, sim, uma atenuante para o time, que paga o ônus (sic) de ter conquistado o principal título do continente – concluiu.