O Botafogo tem a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com apenas sete gols sofridos em 13 jogos. O número impressiona, até porque os segundos que menos levaram gols (Cruzeiro e Fortaleza) tomaram 11. A estatística foi destacada pelo jornalista Gilmar Ferreira, em seu blog no “Extra”.
– Com um terço da competição já disputado, me chamam atenção os sete gols sofridos pelo Botafogo em treze rodadas. Não por suas peculiaridades, mas porque na maioria das vezes ser o time menos vazado foi um diferencial para o campeão. Principalmente, quando se tem também o artilheiro da campeonato. Isso mostra que a liderança dos alvinegros, com sete pontos à frente do segundo colocado, não é acaso. É coletividade, eficácia e eficiência. Em resumo: consequência de um trabalho de 15 meses, com ajustes no elenco a cada janela para novos registros – escreveu Gilmar Ferreira.
O comentarista elogiou a atuação do Botafogo na vitória sobre o Vasco.
– A saída de Luís Castro não alterou o padrão do líder da Série A. Pelo contrário: o Botafogo confirmou seu jogo estruturado e seu futebol solidário. E com a vitória no clássico, e se manteve à frente com os sete pontos de vantagem sobre o Grêmio, segundo colocado. Tudo bem que o adversário era o frágil Vasco, que não consegue mostrar um entrosamento mínimo. Mas Cláudio Caçapa e Lucio Flavio foram muito bem na leitura do jogo, forçando as ações sobre o displicente lateral-direito Pumita. Aliás, no duelo entre modelos de SAFs, melhor para quem tem um projeto bem trabalhado há mais de um ano, bem dirigido por John Textor – valorizou.