O Botafogo de Artur Jorge é ofensivo, faz muitos gols e lidera o Campeonato Brasileiro. Em seu blog no “Extra”, o jornalista Gilmar Ferreira apontou um dado interessante do time alvinegro, que pode se transformar em recorde.
– A três rodadas do término do primeiro turno da Série A, chama atenção a efetividade ofensiva do líder Botafogo. O time de Artur Jorge, que lidera a competição por dois gols a mais do que o Palmeiras, não tem os 40 pontos que isolava o conjunto de Luís Castro no primeiro lugar da 16ª rodada de 2023, ok. Mas aos 30 já acumulados nesta edição, com três vitórias a menos do que no ano passado, soma-se um dado inédito na história do Brasileiro por pontos corridos: o time alvinegro pode ser o primeiro desde 2002 a fazer ao menos um gol em todos os jogos da primeira fase da competição. Hoje, só o Botafogo do treinador português e o Criciúma de Cláudio Tencati marcaram nos 16 confrontos – destacou.
O blog lembra que o Botafogo tem 14 gols no Estádio Nilton Santos e 13 fora de campo, o que mostra o equilíbrio da equipe. E ressalta que os três últimos jogos do turno são duros, contra Palmeiras, Internacional e São Paulo.
– Conseguindo tal feito, o Botafogo estará construindo uma campanha tão impressionante quanto a do ano passado, o que por si só mostra o amadurecimento de um trabalho ainda mais consistente, que escapa da discussão sobre a influência do técnico — ainda que Artur Jorge seja o fio condutor entre a depressão e a esperança… Hoje, não há como garantir que o futebol apresentado por este Botafogo é mais sólido e confiável do que o de Luís Castro, que fechou o turno de 2023 com 13 pontos a mais do que Grêmio e Palmeiras, e 15 à frente do Flamengo. Mas é possível supor que o atual não seja tão dependente de Tiquinho Soares. Com detalhe importante: as peças de reposição têm mais qualidade – completou Gilmar Ferreira.