Diante do lanterninha e com direito aos dois primeiros gols de Tiquinho Soares na temporada, o Botafogo cumpriu seu papel e goleou o Boavista por 4 a 0 na tarde deste domingo (5/2), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O resultado fez o Glorioso assumir a vice-liderança do Campeonato Carioca-2023, com 13 pontos (veja a classificação no fim do texto).
Contra um adversário muito inferior e com a torcida a seu favor, o Botafogo foi soberano e teve sua melhor apresentação na temporada. Logo aos três minutos, Ryan falhou, Tiquinho Soares aproveitou e, de cara com o gol, chutou alto e com força para fazer 1 a 0. O Glorioso seguiu marcando em cima, forçando erros do limitado time do Boavista.
O segundo gol saiu aos 20 minutos: Victor Sá lançou, Tiquinho Soares dominou no peito e tocou por baixo do goleiro Fernando. O Botafogo poderia ter construído um placar ainda maior já na etapa inicial. Lucas Piazon, aos 29 minutos, e Gabriel Pires, aos 38, desperdiçaram ótimas chances, bloqueados por Elivelton.
Adryelson também teve uma chance, de cabeça, parando na defesaça do goleiro Fernando. Mas ainda havia tempo para mais um gol. Aos 44 minutos, Marçal cobrou escanteio da direita, Fernando socou para frente e Victor Sá pegou o rebote e chutou rasteiro para fazer Botafogo 3 a 0.
Na segunda etapa, o Boavista começou assustando, com Kevem, de cabeça, após cobrança de escanteio. Mas o Botafogo seguiu dominando bem a partida. Aos 16 minutos, o Glorioso fez ótima triangulação, Tiquinho Soares deu de calcanhar e Victor Sá balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento.
O quarto gol saiu aos 24 minutos: Tiquinho Soares foi à linha de fundo e deu um ótimo passe em elevação para Patrick de Paula, de voleio, marcar um golaço. O técnico Luís Castro fez mudanças, o Botafogo seguiu melhor e ainda teve a chance de fazer o quinto, mas Matheus Nascimento acabou sendo bloqueado pela defesa.
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo só volta a campo agora no próximo sábado (11/2) para encarar o Bangu, às 18h, no Estádio Luso-Brasileiro. Depois, o Glorioso terá pela frente o clássico contra o Vasco, dia 16, às 20h30, no Maracanã, em jogo remarcado da terceira rodada.
FICHA TÉCNICA
BOAVISTA 0 X 4 BOTAFOGO
Estádio: Mané Garrincha
Data-Hora: 05/02/2023 – 16h
Árbitro: Matheus Carneiro Torres (RJ)
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Esposito (RJ) e Wallace Muller Barros Santos (RJ)
Renda e público: R$ 940.035,20 / 11.186 presentes
Cartões amarelos: Rafael e Victor Cuesta (BOT)
Cartões vermelhos: –
Gols: Tiquinho Soares 3’/1ºT (0-1), Tiquinho Soares 20’/1ºT (0-2), Victor Sá 44’/1ºT (0-3), Patrick de Paula 24’/2ºT (0-4)
BOAVISTA: Fernando; Diogo Rangel (Berê 38’/1ºT), Elivelton e Kevem; Jairo (Cayo Tenório 39’/2ºT), Israel (Lucas Lucena – Intervalo), Ryan, Matheus Alessandro e Peu; Marquinhos (Ramon 33’/2ºT) e Wandinho (Carlos Daniel 38’/1ºT) – Técnico: Leandrão.
BOTAFOGO: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Marlon Freitas (Patrick de Paula 13’/2ºT) e Gabriel Pires (JP Galvão 35’/2ºT); Lucas Piazon (Gustavo Sauer 13’/2ºT), Tiquinho Soares (Matheus Nascimento 28’/2ºT) e Victor Sá (Luis Henrique 28’/2ºT) – Técnico: Luís Castro.