O Botafogo abriu as portas do Estádio Nilton Santos para um dia especial – onde o principal objetivo foi jogar em prol da conscientização sobre consumos sustentáveis e redução do impacto no planeta.
Diretor de Operações do Botafogo, Alexandre Costa destacou a importância do evento para o diálogo sobre o meio-ambiente, que reforça o compromisso do Glorioso com a sustentabilidade e com ações que inspiram a mudança dentro e fora das quatro linhas, presentes nas diretrizes do Relatório de ESG.
“O Botafogo reafirma o seu comprometimento com as práticas da agenda ESG em todas as suas vertentes – ambiental, social e de governança .Foi um prazer receber no Estádio Nilton Santos a comitiva do Terra FC, FC Porto, Wolverhampton, bem como os jovens das ONG´s Karamba e Onda Solidária. Foi uma dia de muita troca de conhecimento, experiências e de conscientização da nossa responsabilidade para com as nossas comunidades e o nosso planeta.”
O evento
Pela manhã, representantes da SAF Botafogo promoveram uma roda de conversa com executivos, incluindo representantes do Porto FC, do Wolverhampton e do Projeto Terra FC.
“A importância de clubes e organizações promoverem ações como essa não pode ser subestimada. Não só ajudam a conscientizar sobre práticas ambientais responsáveis, mas também elas conectam pessoas e fortalecem uma comunidade comprometida em fazer a diferença”, destacou Teresa Santos, Diretora de Sustentabilidade FC Porto.
“Agradecemos ao Botafogo por proporcionar a oportunidade de entender e vivenciar como a sustentabilidade molda tanto as operações quanto as ações comunitárias do clube. Foi um prazer colaborar e construir conexões para apoiar ações em prol do nosso planeta e de um futuro mais sustentável para o futebol”, complementou Thom Rawson, representante do Wolverhampton.
“Tivemos um encontro muito especial com o Terra FC, clubes referência em sustentabilidade como o FC Porto e o Wolverhampton e a equipe de ESG e operações do Botafogo no Estádio Nilton Santos. Essas trocas e intercâmbios entre clubes para falar sobre pautas relacionadas a sustentabilidade e responsabilidade social são muito importantes para desenvolvermos o futebol e fazermos a diferença em prol do planeta”, destacou Ricardo Calçado, Diretor do Terra FC.
Na parte da tarde, em parceria com o Terra FC, recebeu jovens e educadores do Instituto Social Karanba e da ONG Onda Solidária, unindo esporte e consciência ambiental para alertar a juventude sobre os impactos das mudanças climáticas em suas vidas. Essa ação interativa foi feita no gramado do campo principal do Estádio.
“Muito especial vermos as ações e atividades do Terra FC em campo com as crianças e jovens dos projetos da Onda Solidária e Karanba. Realizaram o sonho de visitar o Estádio Nilton Santos e fazer um golaço pelo planeta”, complementou Calçado.