Uma publicação feita pela torcida “Loucos pelo Botafogo” pode causar problemas ao clube. Segundo o blog do do Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, em publicação nesta terça-feira (5/9), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) acusou a organizada de uso de “slogan identificado como adaptado da ofensiva nazista alemã contra o comunismo”. Foi enviada uma notícia de infração disciplinar ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Na publicação, a “Loucos pelo Botafogo” escreveu “Antes morto que vermelho”, para convocar botafoguenses para o clássico contra o Flamengo no Estádio Nilton Santos, pela 22ª rodada do Brasileirão-2023. No futebol brasileiro, a frase é utilizada por torcedores do Grêmio por conta da rivalidade com o Internacional.
A ABI quer denúncia e punição ao Botafogo. A mensagem teria desrespeitado o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pode gerar multa de até R$ 100 mil. Além disso, o órgão também critica a frase “Amanhã é dia de guerra”, utilizada pela organizada.
A reportagem não explica qual seria a responsabilidade do Botafogo sobre atos individuais de torcedores ou coletivos de uma organizada, na qual não há como ter controle.
https://twitter.com/LoucosBotafogo/status/1697738834572681404