Campeão europeu, francês, da Copa da França e vice-campeão mundial, o PSG superou Botafogo, Barcelona, Chelsea e Liverpool e venceu o prêmio de Clube do Ano 2025 da Bola de Ouro, organizada pela revista France Football, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (22/9) em Paris. A ordem das posições não foi divulgada.
O PSG foi o grande vencedor da noite, com Ousmane Dembélé superando Lamine Yamal e ganhando a Bola de Ouro de melhor jogador, Luis Henrique sendo eleito o melhor treinador e Gianluigi Donnarumma, hoje no Manchester City, vencendo o troféu de melhor goleiro.
Houve brasileiros também na disputa dos prêmios individuais. Raphinha, do Barcelona, ficou na 5ª posição como melhor jogador, enquanto Vinicius Jr. foi o 16º; no futebol feminino, Marta foi 12ª e Amanda Gutierres, 21ª. Já no Troféu Kopa, de melhor sub-21, Estêvão foi 4º. Arthur Elias, como melhor técnico de futebol feminino, e Alisson, como melhor goleiro, também foram indicados, mas não venceram em suas categorias.
Feito do Botafogo é histórico
O Glorioso foi o primeiro clube do futebol sul-americano a ser indicado na história do prêmio, que começou a ser distribuído em 2021. Antes do PSG, venceram a categoria Chelsea (2021), Manchester City (2022 e 2023) e Real Madrid (2024).
Durante o período que o prêmio compreende, o Botafogo foi campeão brasileiro, da Libertadores e chegou às oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, tendo derrotado o próprio PSG na fase de grupos por 1 a 0, em Los Angeles, e eliminado o Atlético de Madrid.
A cerimônia da Bola de Ouro aconteceu no Théâtre du Châtelet, em Paris. Representaram o Botafogo na festa John Textor, controlador da SAF, Thairo Arruda, CEO, João Paulo Magalhães Lins, presidente do clube associativo, e Alessandro Brito, diretor de gestão esportiva.
Confira os ganhadores na Bola de Ouro:
- Bola de Ouro (melhor jogador): Ousmane Dembélé (PSG)
- Bola de Ouro (melhor jogadora): Aitana Bonmatí (Barcelona)
- Clube do Ano (futebol masculino): PSG
- Clube do Ano (futebol feminino): Arsenal
- Troféu Johan Cruyff (melhor técnico de futebol masculino): Luis Enrique (PSG)
- Troféu Johan Cruyff (melhor técnico de futebol feminino): Sarina Wiegman (Seleção da Inglaterra)
- Troféu Yashin (melhor goleiro): Gianluigi Donnarumma (PSG)
- Troféu Yashin (melhor goleira): Hannah Hampton (Chelsea)
- Troféu Gerd Müller (artilheiro): Viktor Gyökeres (Sporting)
- Troféu Gerd Müller (artilheira): Ewa Pajor (Barcelona)
- Troféu Kopa (melhor jogador sub-21): Lamine Yamal (Barcelona)
- Troféu Kopa (melhor jogadora sub-21): Vicky López (Barcelona)
- Prêmio Sócrates (ação social): Fundación Xana