A Conmebol se reuniu nesta segunda-feira para analisar um pedido liderado pelo Atlético-MG para que os títulos da Copa Conmebol sejam unificados e reconhecidos como Copa Sul-Americana. O comitê de clubes deu parecer favorável, mas as confederações nacionais pediram mais prazo para deliberar sobre a questão.
O comitê foi formado pelos 16 clubes que avançaram às oitavas de final da Libertadores desse ano. Foram 10 votos a favor (Atlético-MG, Vélez Sarsfield, River Plate, Talleres, Colón, Boca Juniors, Athletico-PR, Libertad, Fortaleza e Estudiantes), 3 contra (Corinthians, Flamengo e Palmeiras) e 3 abstenções (Emelec, Cerro Porteño e Tolima).
A decisão interessa ao Botafogo, vencedor da Copa Conmebol de 1993 e que também é um dos seis campeões que estão no pleito pela unificação. Os outros campeões brasileiros da extinta competição foram Atlético-MG (1992 e 1997), São Paulo (1994) e Santos (1997).
De acordo com o “GE”, o principal reflexo em caso do reconhecimento da Copa Conmebol como Sul-Americana está no ranking da entidade sul-americana do futebol. O Atlético-MG seria o maior favorecido, já que poderia ganhar até 300 pontos por ter duas Copas Conmebol.
Agora, a decisão sobre a unificação dos títulos deve ser feita na reunião do conselho executivo, possivelmente em outubro.