O Botafogo está perto de entrar em campo para buscar o título do Brasileirão de Aspirantes. Nesta segunda-feira (25), o Alvinegro enfrenta o Red Bull Bragantino na decisão da competição. Às 19h, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), as duas equipes vão em busca do título inédito.
A equipe carioca foi líder do Grupo A na primeira fase, com 17 pontos. Ao todo foram cinco vitórias e dois empates, além de 13 gols feitos e quatro sofridos. Nas quartas de final, empatou com o Mirassol em 0 a 0 no Estádio Nilton Santos (RJ), mas se classificou após vitória nos pênaltis por 10 a 9. Na semifinal um cenário parecido: empatou com o Santos por 1 a 1 na Vila Belmiro, em Santos (SP), e garantiu a vaga na decisão com uma vitória por 4 a 3 nos pênaltis.
O técnico Carlos Leiria analisou a atuação do Botafogo durante o Brasileirão de Aspirantes.
“Foi uma campanha muito sólida e madura. Fomos a melhor equipe da fase de grupos, com o melhor ataque e melhor defesa da competição nesta primeira fase. Temos um elenco com bagagem e experiência na equipe principal, o que faz muita diferença e contribui para que a gente pudesse desempenhar muito bem, vencendo os clássicos e jogos importantes nesta trajetória”, disse.
“Nas quartas e na semi tivemos dois grandes adversários e a todo momento fomos mais propositivos e buscamos a meta a todo instante. Não conseguimos a vitória no tempo regulamentar, mas mantivemos a concentração e avançamos nas penalidades”, completou.
O Alvinegro encontrou um pouco de dificuldade no mata-mata, tendo decidido as quartas de final e a semi nos pênaltis. O treinador revelou como foi o trabalho para manter o foco dos atletas mesmo diante de momentos decisivos.
“Temos uma equipe muito madura e com atletas experientes. Treinamos muito firme durante as semanas para desempenhar em excelência independe da fase do jogo. Nas quartas tivemos um aproveitamento perfeito nos pênaltis, com cobranças muito boas e isso mostra o nível de concentração e comprometimento dos atletas. Na semifinal, mesmo com o gol sofrido nos acréscimos, a equipe continuou muito focada e conquistamos a vaga para a decisão”, afirmou.
Carlos reforçou que a equipe é muito empenhada e acredita no trabalho da comissão. Em momentos de revés, os jogadores mostraram seu poder de superação correndo atrás do resultado até o final. Para ele, competitividade e experiência é o maior diferencial do time.
“Nosso elenco é composto por atletas muito competitivos, um ajuda o outro, buscando evoluir e conquistar nossos objetivos. Além disso, temos atletas experientes que fazem muita diferença, dentro e fora de campo”, finalizou.