Receba notícias do Botafogo no canal do FogãoNET no WhatsApp!

Botafogo conquista duas certificações ISO ao adotar reconhecidas práticas mundiais de gestão

11 comentários

Por FogãoNET

Compartilhe

Botafogo conquista duas certificações ISO ao adotar reconhecidas práticas mundiais de gestão

Nesta sexta-feira (29), a SAF Botafogo concluiu mais uma etapa essencial na profissionalização de seus processos de gestão. O Glorioso se tornou o primeiro clube de futebol do mundo a receber duas certificações (Gestão da Qualidade – 9001:2015 e Gestão Ambiental – 14001:2015) pela ISO, entidade mundialmente reconhecida por promover a qualificação dos processos de gestão. A conquista é um reflexo do dedicado trabalho feito pelos profissionais alvinegros em prol de um Botafogo ainda mais desenvolvido tanto no ambiente esportivo quanto no corporativo.

Liderado pelo departamento de Segurança do Trabalho representado por Iara Pereira e com a consultoria do Grupo Labor Life, o processo de construção dos procedimentos de gestão e de auditoria interna para correção de possíveis não conformidades foi árduo e durou em torno de oito meses de preparação. Durante essa semana, os profissionais da SAF passaram por um detalhado processo de auditoria externa e, com o resultado positivo, fizeram com que o Botafogo conseguisse a recomendação para as certificações. Incentivador do projeto, o CEO da SAF Botafogo Thairo Arruda celebrou o feito e valorizou o trabalho realizado pelos colaboradores.

“É uma grande notícia para todos nós. A partir de agora, o Botafogo passa a ser uma referência em ESG (governança ambiental, social e corporativa). Me orgulho muito dos nossos colaboradores que trouxeram essas certificações. Não podia deixar de dar os créditos à Iara Pereira, nossa técnica da segurança do trabalho. Uma funcionária brilhante que trouxe a iniciativa e a executou com maestria. Hoje nós somos o único clube de futebol no mundo com duas certificações ISO, coroando o nosso trabalho também fora de campo. Isso significa que implementamos com sucesso as melhores práticas mundiais de gestão da qualidade (ISO 9001:2015) e de gestão do meio ambiente (ISO 14001:2015) dentro de nossa organização”, valorizou Thairo.

As normas ISO desempenham um papel fundamental na promoção da qualidade, segurança, sustentabilidade, inovação e cooperação global. A ISO 9001:2015 incentiva a qualidade dos processos da organização, através da aplicação de importantes exigências como: planejamento das atividades, definição de metas, implementação de planos de ação e relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores. Já a ISO 14001:2015, certificação relacionada à Gestão Ambiental, apoia e auxilia a identificar, controlar e reduzir os impactos ambientais, promovendo a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. Através da certificação, o Botafogo demonstra seu compromisso com o meio ambiente interno e externo, respeito à comunidade e padronização de seus processos.

“É um sonho realizado. Possuo 20 anos de experiência como técnica de segurança no trabalho e é a primeira vez que tive a oportunidade de conseguir as certificações ISO para uma empresa. Todas as portas que tentei anteriormente, não se abriram. Mas, aqui no Botafogo, foi a primeira vez que abriram essa porta para mim e me deram liberdade de trabalho. Eu trouxe a proposta para o Thairo, CEO da SAF Botafogo, e prontamente ele acreditou em mim e deu todo o suporte, apoio e liberdade de conseguir as certificações. Contei com um grupo excepcional de pessoas que abraçaram a causa, tornando tudo um momento muito especial e um processo de muito aprendizado”, contou Iara Pereira.

SOBRE A ISO

Criada em 1946, em Londres, a International Organization for Standardization ou Organização Internacional de Padronização é uma forma de promover a regularização de produtos e serviços, utilizando normas internacionais para melhoria contínua do processo produtivo. Por meio de especialistas são desenvolvidas Normas Internacionais voluntárias e relevantes para o mercado, apoiando a inovação e fornecendo soluções para os desafios globais. Atualmente, a ISO tem 165 países responsáveis pelas edições das normas e o Brasil faz parte da fundação, através da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO (SGI)

É uma ferramenta que garante que as exigências de gestão de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho sejam cumpridas corretamente. Além disso, é responsável por integrar as certificações relacionadas à excelência relacionadas à gestão ambiental, à gestão de saúde e segurança ocupacional e ao controle de qualidade das operações.

O Sistema de Gestão Integrado demonstra que a instituição visa pela qualidade dos serviços realizados e pelo cuidado com os colaboradores e o ambiente. Além disso, é através do SGI, o processo de certificação da responsabilidade no cumprimento de regulamentos, legislações e exigências normativas.

Fonte: Site oficial do Botafogo

Notícias relacionadas