Atual campeão do Torneio Abertura NBB CAIXA, o KTO Minas mostrou resiliência e força coletiva para avançar à semifinal da edição de 2025. Após sofrer com a intensidade do Botafogo no primeiro período, o time mineiro ajustou a defesa, equilibrou as ações e cresceu gradualmente no jogo, consolidando uma vitória por 90 a 83, nesta terça-feira (30/09), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília, terminando na liderança do Grupo A. O Alvinegro fechou em terceiro na chave e vai brigar pelas posições entre 9° e 16°, enquanto o Caxias do Sul basquete, o segundo, busca uma colocação entre o 5º e 8º.
Titular da equipe no confronto, o pivô Wini Silva teve ótima atuação, terminando o jogo com 11 pontos, sete rebotes e seis assistências para 21 de eficiência. “Estamos em um momento bom, começo de temporada e já estamos fazendo muitas coisas boas. Tem muita coisa para melhorar ainda. O jogo de hoje e o de anteontem mostraram isso. A energia está boa, mas, às vezes, erramos alguns combinados defensivos e ficamos um pouco desconcentrados. Vamos buscar melhorar para chegar no NBB CAIXA com tudo alinhado e trazer a melhor qualidade possível para esse time”, afirmou.
Além de Wini Silva, o KTO Minas contou com boa participação de Rafael Rachel, que foi o cestinha da equipe com 15 pontos e 60% nos arremessos do perímetro. Pelo Botafogo, o americano Decensae Xavier se destacou com 15 pontos e sete rebotes, além de duas assistências para 15 de eficiência. Os maiores pontuadores foram Maquardt e Emanuel, com 16 pontos cada.
Grande atuação
O Botafogo começou o duelo com o KTO Minas com uma exibição de autoridade no primeiro período. O time carioca mostrou muita intensidade, transformando o volume ofensivo em um aproveitamento de 60,8% nos arremessos. A eficiência no ataque se traduziu em 31 pontos na parcial inicial, com excelente desempenho coletivo da equipe, que soube explorar diferentes opções, dificultando o trabalho defensivo da equipe mineira, terminando o quarto com nove pontos de vantagem.
Melhora defensiva
Depois do domínio alvinegro na parcial inicial, o KTO Minas conseguiu se reorganizar no segundo período. A equipe mineira ajustou a defesa, dificultando as ações ofensivas do Botafogo, e aproveitou o melhor equilíbrio defensivo para ganhar confiança no ataque. Com maior intensidade e eficiência, os mineiros venceram o quarto por 26 a 20, com boa participação de Lucas Rodriguez, e reduziram a diferença, indo para o intervalo apenas três pontos atrás no placar.
Virada mineira
O terceiro período trouxe um cenário diferente em relação aos quartos anteriores. As defesas passaram a ditar o ritmo e limitaram as principais ações ofensivas dos dois lados. O KTO Minas conseguiu ser mais assertivo e contou com a inspiração de Rafael Rachel, que saiu do banco para ser protagonista ao anotar sete pontos e liderar a reação da Tempestade. A consistência defensiva e a contribuição do ala-pivô fizeram o time mineiro cravar 20 a 13 na parcial e virar o placar antes dos 10 minutos derradeiros: 68 a 64.
Segurança
No último período, o KTO Minas manteve o ritmo forte e rapidamente impôs sua superioridade. Com ótimo aproveitamento ofensivo, a equipe mineira colocou sua vantagem em dois dígitos e não permitiu uma reação contundente do Botafogo. Seguros na defesa e consistentes no ataque, os mineiros controlaram o jogo até o fim, confirmando a virada e a classificação à semifinal do Torneio Abertura.
O Torneio Abertura NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com o apoio do Governo do Distrito Federal, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten e apoio oficial IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.