Botafogo é contra ideia de torcida única no RJ: ‘Não é solução’; Ferj diz que decisão não pode ser tomada na base da ‘achologia’

Estádio do Maracanã em setembro de 2022
Carlos Eduardo Sangenetto/FogãoNET

O Botafogo manifestou-se contrário à ideia do Ministério Público de pedir à Justiça que os clássicos no Rio de Janeiro sejam disputados com torcida única por conta dos recorrentes episódios de violência. Para o Alvinegro, a medida acabaria punido os demais torcedores que vão em paz aos estádios. O posicionamento foi divulgado pelo “RJ2”, da TV Globo, nesta quinta-feira.

Entendemos que torcida única não é a solução. É um problema de segurança pública. Esse movimento de violência vem de uma minoria restrita, que precisa ser punida severamente dentro da lei. Não podemos punir os demais torcedores, que vão aos estádios com amigos e familiares para torcerem por seus clubes. As torcidas do Rio fazem lindas festas e nos setores mistos não colecionamos episódios violentos. O Botafogo é contra a torcida única nos clássicos“, afirmou o Botafogo.

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro não se posicionou nem a favor, nem contra, mas criticou a falta de discussão e disse que decisões sobre um tema tão importante não podem ser tomadas na base da “achologia”.

É uma hipótese que precisa ser avaliada com cautela e elementos concretos que permitam assegurar ser solução eficaz para coibir a violência nas ruas, já que nos estádios praticamente inexiste. Vale lembrar que em vários estados a medida já foi testada e não se mostrou útil, tanto que já se pensa em revogar tal conceito. O tema merece uma união de instituições para debater à exaustão em busca do que for preciso para sanear o problema que só traz malefícios e prejuízos sociais, econômicos, laborais e, principalmente, insegurança. Não pode ser uma decisão baseada simplesmente na ‘achologia’ ou efeitos midiáticos momentâneos“, disse a Ferj.

Os demais grandes clubes também mostraram-se contrários à medida. O Vasco disse que a ideia da torcida única “não favorece o espetáculo do futebol”. Confira os posicionamentos de Flamengo e Fluminense:

FLAMENGO

O Flamengo tem sido contrário à torcida única ao longo dos anos, porque isso não resolve o problema da violência, como se teve notícia de diversos Estados que adotaram essa medida.

Já existem decisões da Justiça do Rio de Janeiro que analisaram o tema e foram contrárias à torcida única, por entender que não traz uma solução para o problema da segurança, nem resolve a violência.

O estádio do Maracanã é o mais seguro do país e os distúrbios vêm se desenvolvendo longe de lá, o que poderá continuar a acontecer mesmo que se adote esse sistema.

O Flamengo está aberto ao debate, mas visando soluções e melhorias efetivas e não medidas paliativas ou casuístas (sic), que não sejam eficazes, mas apenas escondem o problema.

FLUMINENSE

O Fluminense entende que a adoção de torcida única vai contra a tradição dos grandes clássicos no Rio de Janeiro, um dos poucos locais do país em que há inclusive espaços com torcida mista. Além disso, exemplos de torcida única em outros estados não se mostraram eficazes no combate à violência entre torcedores rivais, causando apenas prejuízo ao torcedor que acompanha o seu time em todos os jogos.

Fonte: Redação FogãoNET e TV Globo

Comentários