O Botafogo é o clube da Série A do Campeonato Brasileiro com mais jogadores com experiência nas sete principais ligas da Europa, segundo mostra um levantamento feito pelo “Blog do Rafael Reis”, do “UOL Esporte”.
O elenco alvinegro conta com 15 atletas que já atuaram em Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, França, Portugal ou Holanda: Lucas Perri, Gatito Fernández, Rafael, Marçal, Philipe Sampaio, Danilo Barbosa, Gabriel Pires, Eduardo, Lucas Fernandes, Victor Sá, Luis Henrique, Tiquinho Soares e Diego Costa, além de Gustavo Sauer e Lucas Piazon, que já deixaram o clube, mas fizeram parte da campanha na edição de 2023 do Brasileirão.
“Encher o Botafogo de atletas acostumados à competitividade daqueles que são considerados os campeonatos nacionais mais fortes do mundo foi uma ideia implantada por John Textor desde o momento em que comprou a SAF do clube, no primeiro semestre do ano passado“, lembra o blog, que acrescenta:
“A ideia do investidor norte-americano é que esses jogadores com experiência internacional seriam capazes de elevar o nível técnico do time carioca e fazer com que ele passasse a praticar um futebol mais moderno, semelhante ao da elite europeia.“
Além do elenco, o próprio técnico do Botafogo, Bruno Lage, trabalhou no Benfica e no Wolverhampton. O antigo técnico, Luís Castro, dirigiu Porto e Vitória de Guimarães na elite portuguesa. Até mesmo o ex-interino, Cláudio Caçapa, era auxiliar do Lyon e agora é o técnico do RWD Molenbeek, da primeira divisão da Bélgica.
O blog revela ainda que 175 jogadores (pouco mais de 25%) da Série A passaram em algum momento da carreira num dos sete países principais da Europa.
📊 Times do Brasileirão com mais jogadores com experiência nas sete principais ligas da Europa:
1) Botafogo: 15 atletas
2) Atlético-MG: 14 atletas
3) Cruzeiro: 13 atletas
4) Flamengo: 12 atletas
5) Grêmio: 11 atletas
5) São Paulo: 11 atletas
7) Corinthians: 9 atletas
7) Cuiabá: 9 atletas
7) Fluminense: 9 atletas
7) Goiás: 9 atletas
7) Internacional: 9 atletas