O Botafogo não deu sorte no sorteio das fases preliminares da Libertadores de 2026 nesta quinta-feira (18/12) e pode ter de encarar o desafio da altitude nos dois duelos que antecedem a fase de grupos.
Na segunda fase prévia, o Glorioso vai enfrentar Bolívia 3, que pode ser The Strongest, Blooming ou Nacional Potosí. Destes, apenas Blooming não tem a questão da altitude, pois atua em Santa Cruz de La Sierra.
⛰️ – The Strongest (La Paz – 3.650m)
Será o adversário do Botafogo se conquistar a Copa Paceña (Copa da Bolívia), ou em caso de título do Bolívar
⛰️ – Blooming (Santa Cruz – 416m)
Entra no caminho do Botafogo se conquistar a Copa Paceña
⛰️ – Nacional Potosí (Potosí – 4.090m)
Fica com a vaga se for campeão da Copa Paceña
Os jogos de volta das semifinais da Copa Paceña acontecem na noite desta quinta-feira, com Bolívar x Blooming (1 a 1 na ida) e Nacional de Potosí x The Strongest (vitória do Nacional no primeiro jogo por 2 a 1). Se a final for The Strongest x Bolívar, o The Strongest será o adversário do Botafogo.
LDU pode entrar no caminho
Passando da segunda fase, o Fogão vai encarar o vencedor do confronto entre Argentinos Juniors x Equador 3. O representante equatoriano será LDU (que joga em Quito, a 2.850m de altitude) ou Barcelona (que atua ao nível do mar, em Guayaquil).
O Equador 3 será o 3º colocado do Equatoriano, cuja última rodada acontece no domingo (21/12). O Barcelona é vice-líder com 67 pontos e enfrenta o campeão Independiente del Valle, fora de casa, enquanto a LDU (3º) tem 66 e recebe a Universidad Católica. O vice-campeão vai para a fase de grupos.
Os dois equatorianos têm confrontos recentes contra o Botafogo. A LDU enfrentou o Botafogo na Copa Sul-Americana de 2023 e na Libertadores de 2024 e 2025, enquanto o Barcelona-EQU foi rival alvinegro na fase de grupos da Libertadores de 2017.