Eliminado pelo Flamengo nas quartas de final do Campeonato Carioca, o Botafogo vai disputar agora a Taça Rio. O adversário nas semifinais será o Boavista, que foi eliminado pelo Madureira na sexta-feira, em jogos de ida e volta.
Como terminou em primeiro lugar no Grupo B, o Botafogo tem o direito de escolher se jogará em casa no primeiro ou no segundo jogo. A outra semifinal será disputada entre Volta Redonda e o perdedor de Fluminense x Bangu, jogo que acontece nesta segunda-feira.
As semifinais estão previstas para os dois próximos finais de semana. A final da Taça Rio será em jogo único, dia 7 ou 8 de março, no Estádio Nilton Santos – a não ser que o Fluminense seja o outro finalista, nesse caso o Maracanã seria o palco da decisão.
O campeão da Taça Rio terá vaga na Copa do Brasil-2027 e na Copa Sul-Sudeste de 2027 – no caso da segunda competição, a vaga será destinada ao vice caso o campeão seja um dos quatro grandes e esteja classificado para algum torneio sul-americano no ano que vem.
O Botafogo é o segundo maior campeão da Taça Rio, com nove títulos, ao lado do Flamengo e atrás apenas do Vasco (11). O último a vencer a competição foi o Sampaio Corrêa, em 2025.