O Botafogo deu mais um passo no caminho de se tornar clube-empresa. O clube fechou acordo esta semana com a XP Investimentos, que já havia acertado anteriormente com o Cruzeiro. Ela buscará um investidor para o Alvinegro. A informação é do “Valor Econômico”.
– A nova lei que cria a figura da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) dá segurança para investidores se tornarem sócios controladores de times brasileiros – declarou Pedro Mesquita, responsável pela área de banco de investimento da XP.
Com a nova lei de clube-empresa, aprovada pelo Senado, a SAF pagará impostos de forma diferente de associações civis sem fins lucrativos, o que facilitará o processo.
A XP diz que já há investidores internacionais interessados e acredita no potencial de Botafogo e Cruzeiro.
– Estamos falando aqui de dois importantes clubes brasileiros e com grande torcida. Faço aqui uma analogia com uma instituição financeira. Quanto vale um banco com 10 milhões de clientes? O valor de um clube de futebol está atrelado à geração de receita, à marca e aos jogadores que possui – acrescentou Pedro Mesquita.
Do lado alvinegro, o CEO Jorge Braga está otimista para a transformação em Botafogo S/A.
– A sorte chega para quem está preparado. Cheguei aqui e trouxe um time de profissionais de mercado que já está fazendo diferença no clube. Reduzimos em 30% as despesas fixas do Botafogo – explicou.