Repleto de desfalques e com a arbitragem jogando contra, a equipe de transição do Botafogo – nitidamente inferior tecnicamente – perdeu para o Flamengo por 3 a 1 nesta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, pela oitava rodada do Campeonato Carioca, em jogo que na prática não serviu de muita coisa.
O resultado não altera muito o panorama do Glorioso no Estadual, com a classificação já praticamente assegurada. A torcida alvinegra, por sinal, fez uma bonita festa, mesmo tendo de ver um time muito inferior ao rival em campo, e mostrou ao investidor John Textor – presente no estádio – como é essa paixão. E, claro, mostrou que o Fogão precisa se reforçar – e muito!
O jogo
O Botafogo começou o clássico sendo sufocado pelo Flamengo, claramente mais qualificado. Aos oito minutos, os visitantes já saíram na frente: Arrascaeta lançou pelo alto, Jonathan Silva demorou a sair para fazer a linha de impedimento e Pedro, totalmente livre, só dominou e chutou para fazer 1 a 0.
Na saída de bola, o Flamengo quase fez o segundo. Carli cortou um passe de carrinho, Pedro chutou cruzado, Gatito conseguiu desviar e Daniel Borges tirou a bola já em cima da linha. Pouco depois, aos 15 minutos, Gabriel fez o passe por elevação e Arrascaeta chutou na trave.
Depois da parada técnica, o Botafogo conseguiu respirar e igualar o jogo. Mas, além da inferioridade técnica, ainda teve a arbitragem contra. Aos 34 minutos, Pedro abriu os braços e desviou com a mão esquerda a bola numa jogada de escanteio, mas o juiz não marcou o pênalti claríssimo – e nem foi chamado pelo VAR.
Aos 44 minutos, Breno arriscou de fora da área e Hugo Souza espalmou no canto, no principal lance de perigo do lado alvinegro. Mas, nos acréscimos, o Flamengo fez o segundo: Gabriel deslocou Breno com falta – mais uma vez ignorada pelo árbitro -, tabelou com Lázaro e chutou cruzado, marcando 2 a 0.
No segundo tempo, o Botafogo voltou lutando mais e conseguiu algumas estocadas. Aos 13 minutos, Matheus Nascimento recebeu de Luiz Fernando, girou em cima da marcação e obrigou Hugo Souza a trabalhar. No lance seguinte, Chay marcou, mas a arbitragem anulou o gol alvinegro, apontando impedimento.
O Flamengo, quando chegava, mostrava sua superioridade técnica. Aos 18 minutos, Gabriel chutou rasteiro da risca da grande área e acertou a trave. Dez minutos depois, Arrascaeta recebeu de Matheuzinho, limpou Barreto com facilidade e chutou no canto, sem dar chances para Gatito: 3 a 0.
Com o clássico praticamente decidido, o Botafogo ainda diminuiu aos 39 minutos: Fabinho jogou para a área e o zagueiro Léo Pereira marcou contra, marcando 3 a 1 no placar.
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo volta a campo no próximo domingo para visitar a Portuguesa, às 19h, no Estádio Luso-Brasileiro. Uma semana depois, dia 6, será a vez de receber o Volta Redonda, no Estádio Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 3 FLAMENGO
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 23/02/2022 – 20h
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa/RJ) e Thayse Marques Fonseca (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-Fifa/RJ)
Renda e público: R$ 463.425,00 / 11.909 pagantes / 12.743 presentes
Cartões amarelos: Matheus Nascimento, Kanu, Barreto, Luiz Fernando e Carli (BOT); João Gomes (FLA)
Cartões vermelhos: –
Gols: Pedro 8’/1ºT (0-1), Gabriel 49’/1ºT (0-2), Arrascaeta 28’/2ºT (0-3) e Léo Pereira (contra) 39’/2ºT (1-3)
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges, Carli, Kanu e Jonathan Silva (Vitor Marinho 27’/1ºT); Fabinho, Breno (Kayque – Intervalo), Barreto e Luiz Fernando (Erison 21’/2ºT); Chay e Matheus Nascimento – Técnico: Lucio Flavio.
FLAMENGO: Hugo Souza; Matheuzinho, Fabrício Bruno, David Luiz (Filipe Luís 24’/2ºT) e Léo Pereira; Willian Arão (João Gomes 20’/2ºT), Andreas Pereira, Lázaro (Vitinho 24’/2ºT) e Arrascaeta (Marinho 31’/2ºT); Gabriel e Pedro (Bruno Henrique 20’/2ºT) – Técnico: Paulo Sousa.