O Botafogo busca a terceira vitória seguida atuando no Estádio Nilton Santos neste Campeonato Brasileiro encarando o Flamengo nesta quarta-feira (15/10), às 19h30, pela 28ª rodada. O Glorioso é o quinto colocado, com 43 pontos, e precisa vencer para tentar voltar ao G-4.
O técnico Davide Ancelotti teve uma semana e meia livre para fazer ajustes na equipe durante a data Fifa, mas os desfalques seguem atrapalhando. A começar por Vitinho, que esteve com a Seleção Brasileira nos amistosos na Ásia e não conseguirá voltar a tempo de jogar o clássico.
Outra ausência será a do volante Newton, que recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Internacional no Beira-Rio. Mateo Ponte será o titular na direita, e Allan deve fazer dupla com Marlon Freitas no setor de contenção.
Por outro lado, Davide Ancelotti terá o retorno de Marçal, recuperado de uma dor muscular, e ainda há uma dúvida se Alex Telles e Nathan Fernandes poderão ser relacionados. Na frente, Cuiabano deve atuar como ala-esquerdo, ganhando a vaga de Jeffinho.
✖️ Desfalques do Botafogo
- Neto (ruptura total no reto femoral da coxa direita)
- Vitinho (Seleção Brasileira)
- Kaio Pantaleão (lesão multiligamentar no joelho esquerdo)
- Bastos (cirurgia no joelho esquerdo)
- Newton (suspenso)
- Danilo (lesão muscular na posterior da coxa esquerda)
- Álvaro Montoro (fratura na clavícula pela seleção sub-20 da Argentina)
- Jordan Barrera (seleção sub-20 da Colômbia)
🟨 Pendurados
Mateo Ponte, Alexander Barboza, David Ricardo e Marlon Freitas são os jogadores pendurados com dois amarelos. Se algum deles levar cartão nesta quarta-feira, vai desfalcar o Botafogo contra o Ceará, domingo, na Arena Castelão.
🔍 O adversário
O Flamengo não deve poder contar com Saúl, com dores no tornozelo, Allan, com fascite plantar, e De La Cruz, com um problema crônico no joelho – os dois últimos não costumam jogar em gramados sintéticos, mas atuam no pasto do Maracanã. Danilo e Wallace Yan estão suspensos, enquanto Léo Pereira e Alex Sandro retornam após cumprirem suspensão. Pulgar, recuperado de lesão, volta e pode começar jogando.
🎟️ Ingressos
Cerca de 17 mil ingressos haviam sido vendidos até o começo da tarde desta terça-feira. Os bilhetes seguem à venda em botafogo.com.br/ingresso e na bilheteria Oeste do Nilton Santos, das 11h às 20h15. O Botafogo fez promoção para sócios para o clássico, com check-in grátis, acompanhantes gratuitos e até seis ingressos com preços promocionais, de acordo com o plano.
📺 Onde assistir
A partida terá transmissão da Record, com narração de Cleber Machado, comentários de Maurício Noriega, Dodô e Sálvio Spínola, apresentação de Bruno Laurence e reportagens de Bruno Piccinato e Duda Gonçalves; do Premiere, com narração de Luiz Carlos Jr. e comentários de Ledio Carmona e Junior; da CazéTV; e do Desimpedidos, com narração de Chico Pedrotti, comentários de Rudy Landucci, Bira, Yara Fantoni e Madson, apresentação de Zé Luiz e reportagens de Gabi Martins, Danilo Soto e Marília Galvão.
📋 Arbitragem
- Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
- Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ)
- Assistente 2: Victor Hugo Imazu dos Santos (Fifa/PR)
- Quarto árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
- VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
- AVAR: Diogo Carvalho Silva (RJ)
- AVAR 2: Diego Pombo Lopez (BA)
- Observador de VAR: Alicio Pena Junior (MG)
- Inspetor: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
- Assessor: Kleber Lucio Gil (SC)
- Quality manager: Arnaldo Jasson Araujo Santos (RJ)
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLAMENGO
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 15/10/2025 – 19h30
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (Fifa/PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
Ingressos: botafogo.com.br/ingresso
Onde assistir: Record, Premiere e CazéTV
BOTAFOGO: Léo Linck; Mateo Ponte, David Ricardo, Alexander Barboza e Marçal (Alex Telles); Allan, Marlon Freitas e Savarino; Santi Rodríguez, Arthur Cabral e Cuiabano – Técnico: Davide Ancelotti.
FLAMENGO: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar (Evertton Araújo), Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Pedro e Samuel Lino – Técnico: Filipe Luís.