Garantido na elite em 2024, o Botafogo empatou em 1 a 1 com o Fluminense neste sábado, no Estádio Nilton Santos, e acabou ficando fora da final do Campeonato Brasileiro Feminino A2. A equipe tricolor garantiu-se por ter vencido o primeiro jogo, nas Laranjeiras, por 1 a 0. O outro finalista sai do duelo entre Red Bull Bragantino e América-MG.
As Gloriosas tentaram o gol desde o começo, mas não conseguiram criar muitas chances, esbarrando na forte defesa do Fluminense. A melhor oportunidade no primeiro tempo veio numa bola parada, já na parte final do primeiro tempo. Aos 39 minutos, Mayara Vaz cobrou falta, Amanda Coimbra espalmou e bola explodiu no travessão.
No segundo tempo, o Botafogo conseguiu abrir o placar com um golaço: aos 21, Chai cobrou escanteio, a zaga rebateu duas vezes e Mayara Vaz pegou bonito de primeira, fazendo 1 a 0, placar que levaria o jogo para os pênaltis. Porém, cinco minutos depois, Flávia Gil, cobrando falta, deixou tudo igual em 1 a 1.
O Botafogo pareceu sentir o gol e não conseguiu criar mais grandes chances na tentativa de levar a disputa da vaga para os pênaltis, mesmo lançando-se ao ataque nos acréscimos. Mas as Gloriosas estão garantidas na primeira divisão em 2024, que é o que mais importa.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 FLUMINENSE
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 24/6/2023 – 16h
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Assistentes: Karen Soares Augusto (RJ) e Beatriz Geraldini de Sousa (RJ)
Renda e público: Portões abertos
Cartões amarelos: Nalon e Chai (BOT); Flávia Gil, Gislaine e Geovana Alves (FLU)
Cartões vermelhos: –
Gols: Mayara Vaz 21’/2ºT (1-0) e Flávia Gil 26’/2ºT (1-1)
BOTAFOGO: Yasmin; Bruna (Thamires 42’/2ºT), Nalon, Káren (Camila Cruz 35’/2ºT) e Chai; Driely, Ju Santos (Jana 42’/2ºT) e Mayara Vaz; Drika (Kamilla 17’/2ºT), Kélen e Valéria – Técnico: Gláucio Carvalho.
FLUMINENSE: Amanda Coimbra; Nath Rodrigues (Lorranny 11’/1ºT), Gislaine, Flávia Gil e Thaíni; Patrícia Derrico (Duda Batista 31’/2ºT), Guedes e Aninha (Geovana Alves 12’/2ºT); Bea (Duda Calazans 12’/2ºT), Gadu e Bebel (Geovana Silva 31’/2ºT) – Técnico: Hoffmann Túlio.