Botafogo vence Fortaleza nos pênaltis e se garante na final do Brasileiro Feminino A2

Botafogo vence Fortaleza nos pênaltis e se garante na final do Brasileiro Feminino A2

Depois de ceder o empate em 1 a 1 numa bobeira no fim, o Botafogo venceu o Fortaleza nos pênaltis por 5 a 3 na noite desta sexta-feira (15/8), no Estádio Nilton Santos, e garantiu vaga na final do Campeonato Brasileiro Feminino A2. No primeiro jogo, as equipes haviam empatado em 2 a 2 no PV.

Vice-campeão em 2020 e já garantido na elite em 2026, o Botafogo vai buscar o inédito título contra Santos ou Atlético-MG – o Galo venceu o primeiro jogo, em casa, por 1 a 0. As finais estão previstas para os dias 23 e 30 de agosto.

O jogo

O Botafogo começou imprimindo um ritmo melhor e abriu o placar aos 14 minutos, com um golaço: Duda Basílio cruzou da direita, Júllia protegeu da marcação e Bia pegou de primeira, de perna esquerda, acertando o ângulo do gol do Fortaleza e fazendo 1 a 0.

Depois disso, o Fortaleza partiu para o ataque, mas a defesa se portou muito bem. E o Botafogo teve chances de ampliar na parte final. Aos 33, Fran Bonfanti cruzou e Júlia finalizou dentro da pequena área por cima. No lance seguinte, Carol arriscou de fora, com a bola saindo rente ao travessão, com perigo.

No início do segundo tempo, o Fortaleza chegou a empatar, com Thalita, mas o gol foi anulado equivocadamente, por impedimento – o lance foi absolutamente normal, e não havia VAR para corrigir o erro grotesco da bandeirinha Jéssica Marciely Laurentino Brasil Guimarães.

Pouco depois, aos seis minutos, Tainá chutou de fora da área e acertou a parte externa da trave, em mais uma boa chegada do Fortaleza. Depois desse início, o Botafogo conseguiu controlar melhor e quase ampliou aos 22 minutos, com Júllia finalizando para grande defesa da goleira Lorrana.

As Gloriosas controlavam bem a vantagem, até que tomaram um gol num vacilo gigante, já aos 39 minutos. Numa saída de bola curta em tiro de meta, Bebê foi tocar e a bola bateu em Geicy, que havia acabado de ingressar na partida, e entrou: 1 a 1. E a vaga seria decidida nos pênaltis.

Na disputa decisiva, o Botafogo foi perfeito, acertando todas as cinco cobranças. E as Gloriosas contaram com a estrela da goleira Michelle, que defendeu a terceira batida do Fortaleza, de Nainara. Estamos na final!

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO (5) 1 X 1 (3) FORTALEZA

Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 15/8/2025 – 21h
Árbitra: Sâmia Kelle de Amorim Alves (RJ)
Assistentes: Jéssica Marciely Laurentino Brasil Guimarães (RJ) e Naiara Mendes Tavares (RJ)
Público: Portões abertos
Cartões amarelos: Bebê, Natane e Thaiane (BOT); Bruna (FOR)
Cartões vermelhos: Bruna 46’/2ºT (FOR)
Gols: Bia 14’/1ºT (1-0) e Geicy 39’/2ºT (1-1)
Pênaltis: Raiani, Carol, Analu, Natane e Duda Basílio converteram (BOT); Tefa, Geicy e Isabella converteram, Nainara perdeu (FOR)

BOTAFOGO: Michelle; Fran Bonfanti (Kika 41’/2ºT), Grazy (Raiani 12’/2ºT), Thaiane e Natane; Bebê (Rebeca 41’/2ºT), Duda Basílio e Bia (Paola 28’/2ºT); Tipa, Carol e Júllia (Analu 41’/2ºT) – Técnico: Léo Goulart.

FORTALEZA: Lorrana; Isabella, Nainara, Bruna e Thalita (Geicy 39’/2ºT); Leidiane (Akhemi – Intervalo), tefa e Andressa; Natália, Jhow (Beatriz 48’/2ºT) e Priscila (Tainá – Intervalo) – Técnico: Erandir Feitosa.

Veja o golaço de Bia:

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários