O Botafogo se manifestou firmemente nas redes sociais depois do atacante Vinicius Jr., do Real Madrid, ter sido vítima de mais um caso de racismo neste domingo, na Espanha. O episódio gerou grande revolta no esporte brasileiro e provocou repercussões até mesmo no mundo político.
“NINGUÉM AGUENTA MAIS! RACISMO É CRIME E MATA! Com angústia e revolta, fomos impactados com mais uma notícia de ataque racista ao atleta Vinícius Junior, na Espanha, dentro do campo. É inaceitável que inúmeras pessoas, ignoradas ou amparadas por autoridades, continuem a praticar atos intragáveis e discriminatórios com tanta naturalidade. Que coragem é essa?“, diz o Botafogo.
“Se omitir não é uma opção, muito menos questionar vítimas desse mal terrível e desumano que segue nos atormentando. Ao atleta, desejamos toda força e sabedoria do mundo para seguir em frente na luta contra as injustiças. Seguiremos firmes daqui, @vinijr“, conclui o texto.
Neste domingo, Vinicius Jr. escutou coros de “macaco” pelo menos em duas ocasiões durante o jogo contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol, no Estádio Mestalla, depois de ter chegado até mesmo a apontar para torcedores que ofendiam na arquibancada atrás do gol. O atacante acabou expulso depois de uma confusão generalizada no gramado, após ter recebido uma gravata do adversário, que não recebeu nenhum cartão.