O Botafogo recebeu o ouro no Lisbon Ads Awards, premiação internacional realizada em Portugal, pela campanha “O patrocínio que Ninguém Viu“, criada em parceria com o Instituto Melanoma Brasil para conscientização sobre o melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele.
Ao longo de 12 partidas da temporada 2025, o Botafogo entrou em campo com uma pequena mancha na parte traseira da camisa, próxima ao número dos jogadores, que ia crescendo gradativamente. O detalhe passou despercebido por torcedores, jornalistas e até pelos próprios atletas.
– Nosso objetivo principal nessa parceria foi chamar a atenção para uma doença que, muitas vezes, passa despercebida. A gente conseguiu fazer uma conexão simples e poderosa entre uma manchinha na camisa e um câncer tão agressivo. O esporte se mostrou uma plataforma de conscientização muito eficiente – afirmou Pedro Souto, diretor de marketing do Botafogo, ao portal “MKT Esportivo“.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o melanoma representa cerca de 4% dos casos de câncer de pele no Brasil, mas responde por aproximadamente 75% das mortes causadas por esse tipo de tumor. Quando identificado precocemente, o índice de cura supera 90%, mas cai pela metade em estágios mais avançados.








