Botafogo: gerente da base detalha planejamento por promessas e por jovens reforços

13 comentários

Por FogãoNET

Compartilhe

Tiano Gomes - Botafogo x Castelo - Campeonato Brasileiro Sub-20
Fabio de Paula/BFR

A base do Botafogo voltou a ficar em evidência com a utilização de jogadores no profissional e com a boa campanha na Copa do Brasil Sub-20. Semifinalista da competição, o time enfrenta o Avaí, neste domingo, no Nilton Santos, novamente com o reforço de Matheus Nascimento, além de Ênio.

Gerente geral da base, Tiano Gomes explicou como o clube trabalha essa transição de jogadores para atuarem em categorias diferentes.

Matheus, Kauê e Jhonnatha sempre foram grandes expoentes da nossa base. Construíram uma história e vão, aos poucos, colhendo os frutos do trabalho deles. Entretanto, precisamos ter tranquilidade para trabalhar o processo de formação. Não só deles, mas de todos atletas. Quando enxergamos que um atleta está rendendo de forma superior a categoria dele, é o momento de oportunizá-lo a um desafio maior para provocar uma evolução e evitar acomodações. Entretanto, nada impede de haver uma volta quando avaliamos que existe alguma situação que possa agregar no processo de formação. Um exemplo disso foi o próprio Matheus, que retornou ao Sub-20 no último jogo da Copa do Brasil, vivenciou uma experiência de valor e foi importante marcando um gol – afirmou Tiano, ao site “Esporte News Mundo”.

Além de formar jogadores desde cedo, o Botafogo mantém olhos abertos para reforços também na base.

– Temos uma metodologia de trabalho bem definida com relação a isso. Estamos sempre atentos ao mercado em busca de oportunidades de captar jovens com potencial de agregarem valor ao clube. Realizamos um trabalho minucioso e detalhado de mapeamento em competições estaduais e nacionais; em projetos, escolinhas, entre diversas frentes, através do nosso departamento de captação em integração com as comissões técnicas e com a direção – completou Tiano.

Fonte: Redação FogãoNET e Esporte News Mundo

Notícias relacionadas