Técnico do Mirassol, quarto colocado no Campeonato Brasileiro, Rafael Guanaes é considerado o plano A do Botafogo no momento para substituir Davide Ancelotti, informou o jornalista Bernardo Gentile, em live no canal do FogãoNET no YouTube.
As conversas já começaram no sentido de entender quais são as ambições de Guanaes para a carreira. O treinador renovou recentemente com o Mirassol até o fim de 2026, mas a multa rescisória não é considerada um problema no Botafogo.
O nome de Guanaes já era bem-avaliado internamente desde novembro. Eleito o melhor treinador do Brasileirão, o técnico do Mirassol agrada tanto ao departamento de futebol alvinegro quanto a John Textor.
A avaliação interna é de que Rafael Guanaes gosta de um jogo ofensivo e propositivo, mas também não se furta a atuar no contra-ataque quando necessário.
Outro ponto elogiado é ele ter feito a campanha que fez com um elenco modesto, em um contexto em que o Botafogo vive incertezas do ponto de vista financeiro, podendo negociar jogadores.
A carreira de Rafael Guanaes
Rafael Guanaes começou a carreira de técnico no Joseense (SP), passando também por União São João (SP), São Carlos (SP), Monte Azul (SP) e Votuporanguense (SP). Depois, trabalhou na base do Athletico-PR e em seguida treinou Sampaio Corrêa, Tombense, Novorizontino, Operário-PR e Atlético-GO, até chegar ao Mirassol em março de 2025.