Botafogo investe em scouting e contrata profissional ex-Athletico-PR e Santos para área de captação

115 comentários

Por FogãoNET

Compartilhe

Botafogo investe em scouting e contrata profissional ex-Athletico-PR e Santos para área de captação

Prioridade na estratégia do Botafogo para o futuro, a área de scouting segue recebendo investimentos para otimizar os resultados do departamento de futebol. Após ações nas janelas de transferência e passar por estruturação organizacional interna, o foco atual é a melhoria no processo de mapeamento e prospecção de jovens atletas nas categorias de base. A SAF contratou Everson Rocha, ex-Santos e Coritiba, para assumir o cargo de coordenador de captação.

O Botafogo pretende reforçar e ampliar a sua captação de atletas para as categorias de base. Vamos competir e ser muito agressivos no Estado do Rio de Janeiro e intensificar o mapeamento de atletas jovens no Brasil. O Clube precisa crescer de maneira organizada e estruturada nesse setor de grande importância dentro da SAF. Como projeto de curto prazo, estaremos monitorando e mapeando as principais escolas, academias, campeonatos e jogos no Rio de Janeiro“, destacou Alessandro Brito, Head Scout do clube, que trabalha ao lado de André Mazzuco, Diretor Executivo de Futebol, nas grandes decisões do dia a dia.

A área segue em constante evolução, acompanhando as tendências do mercado e buscando as melhores ferramentas disponíveis. Brito avançou na reformulação do setor, que atualmente apresenta a seguinte configuração: Raphael Rezende é Coordenador de Mercado; Henrique Simões, Coordenador de Analytics; Alfie Assis, Coordenador de Desempenho; e Everson Rocha, Coordenador de Captação. Vinicius Bispo, Analista de Desempenho; Rodrigo Mira, Analista de Desempenho; Brunno Noce, Scout Pro; Cristian Costa, Scout Pro; e William Santos, Scout Pro, completam a equipe. 

John Textor tem uma visão muito aberta sobre o departamento de dados, scout e análises. Isso contribui demais com o nosso dia a dia. Estamos construindo algo muito diferente na América do Sul. Vamos implementar um departamento de informação, para trabalhar com uma plataforma multiclubes, inserindo material (ou conteúdo) sobre os atletas em uma database para o Botafogo“, analisou Brito, que também detalhou um pouco mais sobre o trabalho realizado pela área de Scouting.

O primeiro passo na nossa chegada foi focar na primeira e segunda janelas de 2022: apoiar John, Castro e Mazzuco com informações e prospecções de atletas. Após as contratações realizadas, criamos o nosso banco de dados. Utilizamos algumas ferramentas para análise, mas investimos também nas observações in loco. Nossos profissionais estão rodando o Rio, o país e a América com a apuração ‘in loco’, que traz uma sensibilidade além das ferramentas“, completou Brito.

Para Raphael Rezende, Coordenador de Mercado, os avanços de gestão na organização interna são importantes para o resultado final.

Essa estruturação é fundamental para que o Botafogo se afirme cada vez mais como um Clube proativo no mercado, seja no profissional ou nas demais categorias. Um avanço considerável em pessoas e processos com o objetivo de gerar informação em escala global, alimentando o projeto da Eagle Holding como um todo“, avaliou Rezende.

Everson Rocha

Curitibano de 35 anos, Everson Rocha é formado em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco e possui MBA em Planejamento e Estratégia pela Universidade Positivo. Na sua última passagem pelo Athletico Paranaense (2021-22), ocupou o cargo de coordenador dos núcleos técnico/metodológico e scouting/parcerias. Já no Santos (2019-2021), foi gerente de inteligência e head scout. 

Everson é um profissional conceituado no mercado e vem para coordenar esse importante trabalho na formação. A ideia é dar um salto de qualidade muito grande em todas as categorias“, afirmou Brito.

O projeto do Botafogo é muito interessante. A área de Scouting está se estruturando de uma forma rara de se ver e isso me motivou a vir. Quero fazer parte desse momento especial da SAF e atender às expectativas do projeto“, comentou Everson Rocha.

Em sua primeira passagem pelo Athletico Paranaense (2002-2019), ocupou os cargos de analista de desempenho, analista de mercado, negócios e dados, scout externo do profissional e scout interno. A experiência adquirida o fez ser convocado para palestrar em fóruns da CBF Academy e em grandes congressos mundiais, como o World Scouting Congress. Agora chegou a vez de fazer história no Glorioso.

Fonte: Site oficial do Botafogo

Notícias relacionadas