Em ritmo de treino, diante de um adversário limitadíssimo, o Botafogo voltou a vencer após cinco jogos ao golear o já rebaixado Macaé por 4 a 0 neste domingo, no Estádio Nilton Santos. Com o resultado, o Fogão encerrou a Taça Guanabara na sétima colocação e vai enfrentar o Nova Iguaçu nas semifinais da Taça Rio. A melhor notícia da noite foi o primeiro gol de Matheus Nascimento como profissional.
A impressão que passou no primeiro tempo é a de que o Botafogo não treina. Depois de uma semana livre e contra um adversário já rebaixado e em frangalhos, o Glorioso mostrou a costumeira lentidão e falta de organização e criatividade. Porém, apesar disso tudo, dada a fragilidade do Macaé, o Fogão só não foi para o intervalo vencendo por pura incompetência e também por méritos do goleiro Ricardo.
Aos sete minutos, Marco Antônio recebeu de Pedro Castro, limpou o zagueiro e chutou para fora, desperdiçando excelente oportunidade. Depois, aos 21, Ricardinho descolou lançamento por cima e o mesmo Marco Antônio chutou na trave, livre de qualquer marcação.
Aos 34 minutos, Ryckellmy foi tentar o desarme e descolou um belo passe para Pedro Castro, que chutou em curva para uma ótima defesa de Ricardo. Depois, o Botafogo assustou na bola parada: Felipe Ferreira cobrou falta com força e categoria e Ricardo fez uma grande defesa, por cima do gol.
Apesar da atuação abaixo da crítica, o Botafogo enfim conseguiu abrir o marcador no começo do segundo tempo. PV fez boa jogada individual pela esquerda e rolou para Pedro Castro acertar um bonito chute de fora da ára, não dando chances de defesa para Ricardo desta vez: 1 a 0.
O gol freou o pouco de empolgação que restava ao Macaé, e o jogo ficou mais tranquilo para o Botafogo. Aos dez minutos, Matheus Nascimento perdeu excelente chance de marcar seu primeiro gol como profissional. Rickson, por sua vez, não desperdiçou. Em mais uma assistência de PV, o volante chutou rasteiro no canto e fez 2 a 0.
Depois da parada técnica, porém, o jogo ficou mais morno. Mas o Botafogo transformou a vitória em goleada no fim. Aos 38, Matheus Frizzo cruzou, Matheus Nascimento raspou, Kanu cabeceou para o gol e Sousa tocou antes de a bola entrar. E, aos 42, a joia Matheus Nascimento também fez o primeiro dele como profissional, completando passe de Ênio: 4 a 0.
Próximos jogos
O Botafogo vai agora enfrentar o Nova Iguaçu pelas semifinais da Taça Rio, em jogos de ida e volta. Por ter a melhor campanha, a equipe da Baixada Fluminense tem a vantagem do saldo de gols no somatório dos dois confrontos. As datas ainda serão divulgadas pela Federação.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 4 X 0 MACAÉ
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 25/04/2021 – 18h
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Assistentes: Rachel de Mattos Bento (RJ) e Thayse Marques Fonseca (RJ)
Renda e público: Portões fechados
Cartões amarelos: Ryckellmy e Helton (MAC)
Cartões vermelhos: –
Gols: Pedro castro 5’/2ºT (1-0), Rickson 17’/2ºT (2-0), Sousa 38’/2ºT (3-0) e Matheus Nascimento 42’/2ºT (4-0)
BOTAFOGO: Douglas Borges; Jonathan (Warley 19’/2ºT), Kanu, Sousa e PV; Rickson, Pedro Castro (Matheus Frizzo 22’/2ºT) e Ricardinho (Marcinho – Intervalo); Felipe Ferreira (Ênio 34’/2ºT), Matheus Nascimento e Marco Antônio (Ronald 19’/2ºT) – Técnico: Marcelo Chamusca.
MACAÉ: Ricardo; Rossales, Álvaro, Helton e Taíra; Ronan, Júnior Araújo (Pedro 38’/2ºT) e Wallacer; Ryckellmy (Maicon 22’/2ºT), Edy (Patrick 38’/2ºT) e Antônio (Dudu 19’/2ºT) – Técnico: Luciano Lamoglia.








