Na despedida de Joel Carli e no provável último jogo de Luís Castro, o Botafogo permitiu o empate em 1 a 1 com o eliminado Magallanes, nesta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, e vai precisar disputar os playoffs pré-oitavas de final da Copa Sul-Americana. O adversário será o Patronato (ARG).
O primeiro jogo será fora de casa, no Estádio Presbítero Bartolomé Grella, em Paraná, na Argentina, entre os dias 11 e 13 de julho, e a volta será no Estádio Nilton Santos, na semana seguinte, entre os dias 18 e 20 de julho. As oitavas de final só acontecem em agosto.
O jogo
Muito superior ao adversário, o Botafogo dominou completamente as ações no primeiro tempo, mas não criou assim tantas oportunidades claras de gol. Logo aos oito minutos, o zagueiro Victor Cuesta viu muito bem e lançou, Eduardo chegou à frente e chutou, mas Gastón Rodríguez fez grande defesa.
Pouco depois saiu o gol alvinegro, e foi um golaço. Aos 19, Marlon Freitas arrancou, deu em Eduardo, o meia devolveu, Tiquinho Soares fez o corta-luz e Marlon Freitas chapou bonito para fazer 1 a 0 e marcar seu primeiro gol com a camisa do Botafogo.
Sem muitas dificuldades, o Botafogo quase chegou ao segundo ainda no primeiro tempo: Gustavo Sauer invadiu a área, jogou para trás e Tiquinho Soares bateu rente à trave. Em Quito, a LDU também fez 1 a 0, situação que não deixava o Alvinegro confortável ainda.
O Botafogo voltou do intervalo com Luis Henrique e Júnior Santos nas pontas, refrescando o fôlego. E o Fogão seguiu dominando. Aos dez minutos, Júnior Santos rabiscou, invadiu a área e de perna esquerda chutou com perigo. Dois minutos depois, Di Placido cruzou e Tiquinho Soares cabeceou rente à trave.
Aos 13 minutos, o Botafogo teve um pênalti claro a seu favor ignorado pelo árbitro e pelo VAR, num toque de Alfaro com o braço dentro da área. E depois desse lance o Alvinegro se perdeu um pouco no jogo. Aos 17, Tiquinho Soares falhou feio na defesa e Jones acertou a trave. Quatro minutos depois, Marlon Freitas atingiu a cabeça de Aránguiz com o pé e foi expulso.
Para piorar a situação, a LDU fez 2 a 0 em Quito, e aí o Botafogo precisaria de mais um gol jogando com um a menos. Em campo, o Magallanes se animava. E aí deu ruim. Aos 32 minutos, após erro na intermediária, Zapata arrancou, entrou livre na área e tocou na saída de Lucas Perri, empatando o jogo em 1 a 1.
Em Quito, a LDU fez o terceiro, complicando a situação ainda mais. Com dez em campo e um clima pesado, o Botafogo tentou o gol para voltar a ficar à frente do placar. Carli entrou no fim para se despedir oficialmente, mas o Glorioso não conseguiu os gols e vai ter que se contentar com os playoffs.
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo volta a campo já no domingo para fazer o clássico contra o Vasco, às 16h, no Estádio Nilton Santos, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, o Glorioso tem uma semana cheia até encarar o atual vice-líder Grêmio, dia 9, às 18h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 MAGALLANES
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 29/6/2023 – 21h
Árbitro: Bismark Santiago (COL)
Assistentes: Sebastian Vela (COL) e Richard Ortiz (COL)
VAR: Yadir Acuña (COL)
Renda e público: R$ 902.267,50 / 25.125 pagantes / 27.504 presentes
Cartões amarelos: Gustavo Sauer, Rafael, Tiquinho Soares e Adryelson (BOT); Espinoza, Zapata e Ivan Vásquez (MAG)
Cartões vermelhos: Marlon Freitas 21’/2ºT (BOT); Espinoza 48’/2ºT (MAG)
Gols: Marlon Freitas 19’/1ºT (1-0) e Zapata 34’/2ºT (1-1)
BOTAFOGO: Lucas Perri; Rafael (Di Placido – Intervalo), Adryelson (Carli 42’/2ºT), Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Danilo Barbosa 39’/2ºT) e Eduardo; Gustavo Sauer (Júnior Santos – Intervalo), Tiquinho Soares e Victor Sá (Luis Henrique – Intervalo) – Técnico: Luís Castro.
MAGALLANES: Gastón Rodríguez; Espinoza, Berardo, Acevedo e Poblete (Contreras 36’/2ºT); Ivan Vásquez, Alfred Canales (Aránguiz – Intervalo) e Thomas Jones; Jorquera (Souper 8’/2ºT), Alfaro (Zapata – Intervalo) e Felipe Flores (Barría Rivas – Intervalo) – Técnico: Mario Salas.