Botafogo vai manter quatro atacantes contra o Cuiabá? Comentaristas fazem ponderações

Botafogo vai manter quatro atacantes contra o Cuiabá? Comentaristas fazem ponderações
Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo teve um esquema diferente na vitória por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, com quatro atacantes escalados de início. Foi a solução encontrada pelo técnico Luís Castro para suprir a ausência do meia Eduardo. Mas o que sistema vai se repetir contra o Cuiabá nesta terça (1/11)?

Ainda não é possível cravar. Comentaristas do “Grupo Globo” se dividiram nas opiniões sobre o esquema, em reportagem publicada pelo “GE”.

Para Henrique Fernandes, é possível a manutenção.

Em jogos recentes, Eduardo já tinha deixado de ser um terceiro homem de meio campo para formar uma “dupla de ataque” com Tiquinho Soares mais à frente. A entrada de Victor Sá contra o Bragantino só reforçou isso, centralizando Júnior Santos para fazer essa dupla com Tiquinho. Em casa ou fora, esse 4-4-2 do Botafogo já vinha sendo utilizado, e acredito que ele vá manter, principalmente porque, contra o Bragantino, o time conseguiu o que não vinha conseguindo no Brasileiro esse ano: vencer em casa e gerar volume de jogo, acumular chances e controlar muito bem o adversário. Tem que manter – opinou.

Camila Carelli vê com certa desconfiança.

Acho bem arriscado e improvável. Não pelo Botafogo, mas pelo adversário. Foi muito ousada a proposta do Luís Castro e funcionou muito bem. Ele sabia que conseguiria sufocar o Bragantino e tentar, de alguma forma, aproveitar a posse e essa superioridade numérica de jogadores que o Botafogo teria no campo de ataque. Mas, no segundo tempo, ficou extremamente cansativo para esses jogadores, principalmente para os pontas, Jeffinho e Vitor Sá. Castro precisou fazer alterações, que foram muito bem feitas – disse.

Por que não dá pra fazer o mesmo contra Cuiabá? Em geral, o Cuiabá joga no 3-5-2. É um esquema que povoa muito o meio-campo, que terá cinco jogadores do Cuiabá e só dois do Botafogo. Assim, o Botafogo vai estar sempre perdendo a segunda bola, sempre sofrendo contra-ataque. Seria muito mais arriscado do que já foi contra o Bragantino. Acho muito difícil que o Luís Castro deixe o meio de campo tão pouco povoado, mesmo que a linha da frente tenha bastante jogadores. Acho que ele vai voltar com, pelo menos, mais um jogador no meio-campo. Um 4-3-3 talvez. Mas eu não arriscaria um meio-campo com dois volantes e quatro jogadores na frente porque o Cuiabá certamente vai preencher esse buraco. E pode ser um risco pro Botafogo – prosseguiu Camila Carelli.

O comentarista Fonte: Redação FogãoNET e GE

Comentários