O Botafogo abriu 3 a 0 no primeiro tempo, mas sofreu três gols em 15 minutos na etapa final e empatou em 3 a 3 com o Mirassol nesta quarta-feira (27/9), no Estádio Nilton Santos, em partida atrasada da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso desperdiçou a chance de entrar no G-4, subindo para a quinta posição, com 36 pontos.
Sem invenções na escalação dessa vez, o Botafogo fez um ótimo primeiro tempo, com velocidade e toques rápidos. Só que o primeiro perigo foi do Mirassol, numa finalização de muito longe de José Aldo que obrigou Léo Linck a voar para espalmar, aos 11. Na sequência, Santi Rodríguez desceu rápido pelo meio, temporizou e serviu Savarino para chutar por baixo do goleiro Walter e fazer 1 a 0 para o Botafogo.
O Glorioso continuou muito bem, controlando as ações. E conseguiu ampliar aos 30: em boa jogada pela direita, Vitinho rolou para trás e Savarino chutou, a bola explodiu na defesa e, na sobra, Alex Telles finalizou e Chris Ramos completou com oportunismo, fazendo 2 a 0. Aos 39, veio o terceiro. O Mirassol chegou bem, Cristian Renato deu lindo drible em Barboza e chutou para ótima defesa de Linck, o Botafogo desceu no contra-ataque com Santi, Chris Ramos finalizou após passe de Savarino, Walter defendeu e Montoro fez 3 a 0, no rebote.
Parecia que seria uma vitória tranquila, mas a vantagem construída pelo Botafogo no primeiro tempo se esvaiu em apenas 15 minutos. Com 33 segundos, o Mirassol diminuiu, numa jogada que começou com cobrança de lateral e terminou com Chico da Costa, que havia acabado de entrar. Depois, aos 12, os visitantes insistiram na jogada pelo meio e o zagueiro Jemmes acertou um chutaço da entrada da área, no ângulo. Aos 15, Alesson cruzou, Alex Telles não cortou e Lucas Ramon empatou, de cabeça: um 3 a 3 inacreditável.
Depois de tomar o empate, o Botafogo enfim pareceu acordar para o jogo e buscou o gol, mas o Mirassol estava melhor organizado e não deixou o Glorioso chegar com muito perigo. Davide Ancelotti demorou para mexer, e o Fogão só conseguiu finalizar com algum perigo aos 34: Savarino cruzou da esquerda e Chris Ramos acabou cabeceando por cima. E ainda teve um detalhe: o árbitro não deixou de dar pelo menos uns três pênaltis a favor do Botafogo. O jogo terminou tenso, mas o placar ficou em 3 a 3 mesmo.
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo volta a campo já no próximo sábado para enfrentar o Atlético-MG, novamente no Estádio Nilton Santos, às 18h30, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, o Glorioso visita o Grêmio, quarta-feira (24/9), às 19h30, em Porto Alegre, em jogo atrasado da 16ª rodada.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 3 MIRASSOL
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 17/9/2025 – 19h30
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Luis Carlos de França Costa (RN)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Renda e público: R$ 381.240,00 / 5.859 pagantes / 6.724 presentes
Cartões amarelos: Danilo, Santi Rodríguez, Alexander Barboza e Matheus Martins (BOT); João Victor (MIR)
Cartões vermelhos: –
Gols: Savarino 12’/1ºT (1-0), Chris Ramos 30’/1ºT (2-0), Álvaro Montoro 39’/1ºT (3-0), Chico da Costa 33″/2ºT (3-1), Jemmes 12’/2ºT (3-2) e Lucas Ramon 15’/2ºT (3-3)
BOTAFOGO: Léo Linck; Vitinho, Kaio Pantaleão, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano 18’/2ºT); Marlon Freitas, Danilo (Newton – Intervalo) e Savarino (Matheus Martins 46’/2ºT) ; Santi Rodríguez (Mastriani 46’/2ºT), Chris Ramos e Álvaro Montoro (Jeffinho 33’/2ºT) – Técnico: Davide Ancelotti.
MIRASSOL: Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo; Neto Moura (Yago Felipe 40’/2ºT), Danielzinho e José Aldo (Shaylon 30’/2ºT); Negueba (Carlos Eduardo 22’/2ºT), Cristian Renato (Chico da Costa – Intervalo) e Alesson (Edson Carioca 22’/2ºT) – Técnico: Rafael Guanaes.