O Botafogo caminhava para o título no Campeonato Brasileiro de 2023, vinha de duas vitórias seguidas (sobre Fluminense e América-MG) e tinha 11 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, mas viu o fio virar após um “apagão”. Foi no empate em 1 a 1 com o Athletico-PR, no Estádio Nilton Santos, em um sábado à noite. O site “GE” explicou nesta quarta-feira (19/6) o que causou as quedas de energia.
Na data, o Botafogo realizou um show de drones antes do jogo, ação conjunta com a patrocinadora Parimatch (no mesmo dia foi lançada camisa preta e amarela). Contudo, de acordo com o “GE”, “a cerimônia puxou muita energia do estádio, que não aguentou. Os refletores do Nilton Santos ficaram sobreaquecidos e houve um pico de energia, gerando o apagão”. O clube nunca explicou abertamente o ocorrido.
Por conta dos apagões, Botafogo x Athletico-PR teve que ser continuado no dia seguinte, sem público, no Nilton Santos, terminando em 1 a 1. Para piorar, o jogo contra o Fortaleza (que atuaria contra reservas) foi adiado, o que fez a gordura alvinegra cair. O episódio dos apagões foi um dos motivos para o clube providenciar mudanças no quadro de energia elétrica.
Atualmente, o Botafogo modernizou a estrutura e colocou lâmpadas de LED, que ligam de maneira instantânea e esquentam bem menos. Há quatro grupos no-break, quatro geradores e central de controle.
O Botafogo hoje pode até promover show de luzes, como vem testando nos últimos dias. A estreia pode ocorrer no jogo desta quarta-feira, contra o Athletico-PR, pela décima rodada do Brasileirão-2024.
Veja vídeo publicado pelo perfil “Espaço Glorioso” de um dos testes abaixo.
ISSO AQUI TÁ LINDO DEMAIS!!
Chego a ficar arrepiado só de ver os testes da nova iluminação de LED do Estádio Nilton Santos!
🎥 @_bfrbia pic.twitter.com/2apgxjUPSg— Espaço Glorioso (@EspacoGlorioso) June 19, 2024