O então auxiliar-técnico e hoje coordenador de futebol do Botafogo Joel Carli foi suspenso por dois jogos pela 5ª Comissão Disciplinar do STJD nesta sexta-feira (1/12) por conta de reclamações feitas à arbitragem após a partida contra o Palmeiras, dia 1º de novembro, pela 31ª rodada do Brasileirão-2023.
Carli foi denunciado nos artigos 243-F (ofensa à honra), 258 (conduta contrária à ética e à disciplina) e 258-B (invasão de campo), mas os auditores optaram por desclassificar o 243-F e 258-B, punindo com dois jogos apenas no artigo 258 do CBJD.
Na súmula, o árbitro Braulio da Silva Machado disse ter se sentido ofendido pelas palavras de Carli, que entrou no gramado após o apito final: “Tu não deveria ter expulsado o nosso jogador, e tinha que expulsar o deles. Tu roubou a gente, isso foi um um roubo”.
Já o volante Patrick de Paula, que está machucado e foi denunciado por invasão de campo, foi suspenso em um jogo convertido em advertência – ou seja, poderá atuar quando estiver recuperado. André Mazzuco, diretor de futebol e citado na súmula, foi absolvido no artigo 243-F (ofensa à honra).
Vinicius Assumpção, vice-presidente geral do clube associativo, que está cumprindo suspensão preventiva de 30 dias por infração ao artigo 243-F (ofensa à honra), foi punido com 15 dias de gancho e multa de R$ 10 mil. Já o Botafogo foi multado em R$ 5 mil pelo arremesso de copos plásticos pela torcida no gramado.