Vivendo uma campanha histórica no Campeonato Brasileiro, o Botafogo pode garantir o título simbólico do primeiro turno já neste domingo (23). A matemática da equipe carioca para isso é simples: vencer o Santos pela 16ª rodada.
Um triunfo na Vila Belmiro levará a equipe do técnico Bruno Lage a 42 pontos, encerrando as chances de ser ultrapassada por seus perseguidores até o fim do turno.
Mas para alcançar o feito, no entanto, o Botafogo precisará quebrar um jejum de uma década. O clube carioca não sabe o que é vencer no Santos em jogos fora de casa no Brasileirão desde 2013.
Desde então são seis derrotas e um empate em sete jogos disputados na Vila Belmiro.
Com a vitória diante do Red Bull Bragantino na última rodada, o Glorioso chegou a 39 pontos e se tornou a melhor campanha da história do Brasileirão por pontos corridos após 15 rodadas, e tem a condição de ter a maior quantidade de pontos em um primeiro turno na história.
Para isso, dos quatro jogos ainda por fazer, o Botafogo carioca precisa ganhar ao menos três, somando 9 e chegando aos 48 pontos, superando os 47 do Corinthians de 2017.
Em caso de 100% de aproveitamento na reta final, o Glorioso pode chegar aos 51 pontos.