Líder isolado do Campeonato Brasileiro com uma campanha histórica, o Botafogo colocou sete jogadores na seleção do primeiro turno feita pelo prêmio ESPN Bola de Prata.
A seleção leva em conta a pontuação média de todos os jogadores ao longo das 19 rodadas. O cálculo é feito por 40% de estatísticas + 60% das notas dos jornalistas.
Representam o Botafogo no time do primeiro turno o goleiro Lucas Perri, os zagueiros Adryelson e Victor Cuesta, o lateral-esquerdo Marçal, o volante Marlon Freitas, o meia Eduardo e o atacante Tiquinho Soares.
Artilheiro da competição, Tiquinho Soares segue também na liderança da Bola de Ouro, que premia o melhor jogador do Brasileirão.
Luis Henrique, que entrou e marcou um gol e deu uma assistência na vitória sobre o Internacional por 3 a 1, no sábado, no Estádio Nilton Santos, foi escolhido o melhor jogador da 19ª rodada.
A seleção do Bola de Prata do primeiro turno do Brasileirão-2023 ficou assim: Lucas Perri (Botafogo); Mayke (Palmeiras), Adryelson (Botafogo), Victor Cuesta (Botafogo) e Marçal (Botafogo); Villasanti (Grêmio), Marlon Freitas (Botafogo), Eduardo (Botafogo) e Arrascaeta (Flamengo); Tiquinho Soares (Botafogo) e Luis Suárez (Grêmio) – Técnico: Renato Gaúcho (Grêmio).