Com uma atuação muito melhor do que na estreia, a garotada do elenco sub-23 do Botafogo – somada a alguns atletas pouco utilizados – reagiu no Campeonato Carioca-2025 e derrotou a Portuguesa por 2 a 0 nesta terça-feira (14/1), no Estádio Nilton Santos, somando os primeiros três pontos na competição.
Kauê, no primeiro tempo, e Kayke, artilheiro do sub-20 na temporada passada, no segundo, fizeram os gols do Glorioso, que pulou momentaneamente para a segunda posição do Estadual. O grupo de garotos seguirá na disputa do Carioca até a quinta rodada, já que o elenco principal se reapresentou apenas nesta terça na parte da tarde.
O jogo
Com mudanças no time, o Botafogo teve outra postura no primeiro tempo em relação à estreia, quando perdeu para o Maricá. A garotada do Glorioso mostrou mais organização, mais vontade e dominou a Portuguesa nos primeiros 45 minutos. O gol saiu aos 19: Matheus Nascimento fez jogada individual e a bola sobrou para Kauê, que acertou um bonito chute de fora da área, fazendo 1 a 0.
O Botafogo continuou controlando o jogo e dominando as ações. Aos 41 minutos, Vitinho recebeu longo lançamento de Serafim, conseguiu o domínio e chutou cruzado, mas o goleiro Bruno defendeu. No lance seguinte, Rafael Lobato – improvisado na lateral – cruzou rasteiro e Carlos Alberto tentou a finalização no primeiro pau, mas não conseguiu pegar do jeito que queria na bola.
A Portuguesa voltou com três mudanças do intervalo e passou a pressionar o Botafogo no segundo tempo. Logo aos três minutos, MV cabeceou com muito perigo, à direita de Raul. Cinco minutos depois, o grandalhão Lohan chegou a balançar as redes, também de cabeça, mas o gol foi bem anulado pela bandeirinha Ana Vitória Trindade Ferreira, por impedimento.
O Botafogo quase ampliou aos 18: Newton subiu no terceiro andar após escanteio da direita e cabeceou firme, mas Bruno defendeu no reflexo. A Portuguesa seguia assustando nas bolas altas, e Miguel Vinicius quase empatou aos 25. Mas foi o Glorioso quem marcou. Newton enfiou, Kayke saiu livre e finalizou por baixo. O auxiliar Wallace Muller Barros Santos anotou impedimento, mas o VAR deu gol: 2 a 0.
Aos 39 minutos, Matheus Nascimento ainda chegou a balançar as redes, completando cruzamento rasteiro de Kayke, que estava impedido – o gol foi anulado e, desta vez, o VAR corroborou. E foi isso. Boa vitória da molecada alvinegra!
Próximos jogos do Botafogo
Ainda com elenco alternativo, o Botafogo volta a campo no próximo sábado (18/1) para visitar o Sampaio Corrêa, às 16h30, no Estádio Lourival Gomes, em Saquarema. Depois, o Glorioso recebe o Volta Redonda, dia 22, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, pela quarta rodada do Campeonato Carioca.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 0 PORTUGUESA
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 14/01/2025 – 19h30
Árbitro: João Marcos Gonçalves Fernandes (RJ)
Assistentes: Wallace Muller Barros Santos (RJ) e Ana Vitória Trindade Ferreira (RJ)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Renda e público: R$ 65.482,00 / 3.294 pagantes / 3.798 presentes
Cartões amarelos: Matheus Nascimento, Patrick de Paula, Kayke, Yarlen, Lucyo e Kauê Leonardo (BOT); Iran Sidny (POR)
Cartões vermelhos: –
Gols: Kauê 19’/1ºT (1-0) e Kayke 29’/2ºT (2-0)
BOTAFOGO: Raul; Newton, Kawan, Serafim e Rafael Lobato (Lucyo 40’/2ºT); Kauê (Kauê Leonardo 20’/2ºT), Patrick de Paula e Vitinho (Kauan Lindes – Intervalo); Yarlen, Matheus Nascimento (Valentín Adamo 40’/2ºT) e Carlos Alberto (Kayke 13’/2ºT) – Técnico: Carlos Leiria.
PORTUGUESA: Bruno; Lucas Mota, Thomás Kayck, Iran Sidny (William – Intervalo) e MV (Kayke 28’/2ºT); Ian Carlo, Wellington Cézar e Romarinho; Anderson Rosa (João Paulo – Intervalo), Joãozinho (Miguel Vinicius 21’/2ºT) e Hélio Paraíba (Lohan – Intervalo) – Técnico: Evaristo Piza.