Botafogo e Flamengo têm 21 pontos no Campeonato Brasileiro, ambos venceram fora de casa na rodada, mas o tratamento na mídia foi bem diferente. Em relação ao time alvinegro, o tom da imprensa é “se afasta da zona de rebaixamento”, enquanto no clube rubro-negro já é de “briga pelo título”.
O programa “Redação SporTV” debateu o assunto nesta terça-feira.
– Não foram as manchetes, a principal escolha editorial. Alguém julgou que era necessário colocar “se afasta da zona de rebaixamento”. Não fiz o levantamento, recebi há pouco. Quando o Flamengo venceu o Santos, o destaque foi “se aproxima da briga pela liderança”. Tem até manchete do “Extra” com “Tô chegando” – afirmou Marcelo Barreto.
– Não é questão do certo ou errado, mas da expectativa de cada clube para a competição. O Flamengo imaginamos brigando na parte de cima e o Botafogo não imagino brigando pelo título – disse Pedro Moreno.
– Passa pelo desempenho, a forma como venceu o Santos e a expectativa, o sarrafo colocado. E por esse período de reconstrução do Botafogo, se colocar vence e briga pelos títulos vai remontar expectativa errônea criada no início do Brasileiro”. Quem chegasse no Nilton Santos em Botafogo x Corinthians, na primeira rodada, imaginava que era uma nova potência. Equilíbrio é necessário até nos dois casos – comentou Luiz Teixeira.
O narrador Milton Leite admitiu que o fator comercial influencia no jornalismo.
– Tem questão de venda, o que era gera clique, vende mais. Flamengo rende mais que Fluminense, embora seja óbvio que Fred foi mais personagem no fim de semana do que o Gabigol – argumentou.
– Ao falar de Flamengo talvez tenhamos instinto de jogar para cima, com outros talvez sejamos mais cautelosos e até puxemos para baixo – admitiu Marcelo Barreto.
Pegando as imagens do @_KAOsJuan , com um adendo https://t.co/6ffvAEuR1d pic.twitter.com/vIdT487TNh
— MatheusMandy (@matheusmandy) July 5, 2022