Botafogo e Estádio Nilton Santos são sinônimos de vitória na temporada 2023 desde que o estádio foi reaberto após a colocação da grama sintética. A reestreia aconteceu na primeira rodada do Campeonato Brasileiro contra o São Paulo. Até o momento, foram oito jogos realizados, com sete vitórias e um empate em três competições diferentes: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. O time comandado pelo técnico Luís Castro marcou 16 gols e sofreu apenas um (contra o São Paulo).
Veja a sequência de 87,5% de aproveitamento.
Botafogo 2 x 1 São Paulo
Botafogo 4 x 0 César Vallejo
Botafogo 2 x 0 Ypiranga-RS
Botafogo 0 x 0 LDU-EQU
Botafogo 2 x 0 Atlético-MG
Botafogo 3 x 0 Corinthians
Botafogo 1 x 0 Fluminense
Botafogo 2 x 0 América-MG
O lateral-esquerdo Marçal exaltou o trabalho do técnico Luís Castro. Segundo o jogador, o português está sabendo manter todo grupo com ritmo de jogo consolidando uma base de sustentação no time titular.
– O Mister tem na cabeça dele uma base que sustenta aqueles que entram e saem do time. No último jogo da Sul-Americana jogaram Victor Sá e Sauer, os dois jogaram muito bem e marcaram gols da vitória. Contra o América-MG jogaram Júnior Santos e Luís Henrique, que também marcaram os gols da vitória. Eu acredito que o homem tem acertado no pensamento dele. O grupo tem dado uma boa resposta. Temos um bom plantel e o Castro está utilizando muito bem as peças – avaliou Marçal.
O estádio Nilton Santos chegou a ser utilizado na primeira partida do ano contra o Audax pela Taça Guanabara. O Botafogo usou a equipe Sub-23 e foi derrotado por 1 a 0. Foram nove jogos como mandante na temporada antes da reabertura do Nilton Santos. O Glorioso atuou no Mané Garrincha, Volta Redonda, Kléber Andrade e Luso-Brasileiro. O rendimento da equipe foi bem inferior com 55% de aproveitamento (5 vitórias, 3 empates e uma derrota).