Botafogo também sofreu virada incrível na campanha do título de 1995, em jogo de oito gols

Botafogo também sofreu virada incrível na campanha do título de 1995, em jogo de oito gols
Reprodução

Torcedores do Botafogo têm encontrado várias coincidências neste ano de 2023 com o de 1995, quando o Glorioso sagrou-se campeão brasileiro. E a derrota para o Palmeiras na última quarta-feira por 4 a 3 tem também um fato similar com aquele título.

Pela nona rodada da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de 95, o Botafogo foi até o Mineirão enfrentar o Cruzeiro perdeu de 5 a 3. A Raposa abriu 2 a 0 com 30 minutos, o Glorioso virou ainda no primeiro tempo para 3 a 2, mas o Cruzeiro virou na segunda etapa com três gols: 5 a 3.

Aquele resultado foi apelidado pela imprensa mineira como “vira-vira da década”. Os gols do Botafogo foram marcados por Narcízio (duas vezes) e Túlio Maravilha, enquanto Marcelo Ramos (3) e Paulinho McLaren (2) anotaram para o time mineiro.

Naquela ocasião, o Palmeiras era o líder e o Cruzeiro, o segundo. O Bragantino, que em 2023 tem se mostrado um concorrente, também estava no topo da classificação naquele ano, junto com o também surpreendente Paraná.

Na primeira etapa, o Botafogo terminou em quinto lugar no Grupo A. Porém, na segunda etapa, em que as equipes enfrentavam os times da outra chave, o Glorioso terminou na liderança, com 27 pontos, garantindo-se nas semifinais.

Botafogo e Cruzeiro se reencontrariam justamente na fase semifinal. Foram dois empates: 1 a 1 no Mineirão e 0 a 0 no Maracanã, com o Glorioso passando para a decisão por ter melhor campanha no geral. Na final, não precisa nem falar: título em cima do Santos no Pacaembu.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 5 X 3 BOTAFOGO

Local: Mineirão
Data: 1/10/1995
Árbitro: Dacildo Mourão (CE)
Público: 34.432 pagantes
Gols: Marcelo Ramos 24’/1ºT (1-0), Marcelo Ramos 30’/1ºT (2-0), Túlio 32’/1ºT (2-1), Narcízio 42’/1ºT (2-2), Narcízio 44’/1ºT (2-3), Paulinho McLaren 6’/2ºT (3-3), Paulinho McLaren 26’/2ºT (4-3) e Marcelo Ramos 34’/2ºT (5-3)

CRUZEIRO: Willian Andem; Paulo Roberto, Vanderci, Júnior (Serginho) e Nonato; Fabinho, Ricardinho e Alberto (Luis Fernando); Marcelo Ramos, Paulinho Maclaren e Roberto Gaúcho (Dinei) – Técnico: Ênio Andrade.

BOTAFOGO: Wagner; Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Gonçalves e André Silva (Iranildo); Leandro Ávila, Jamir (Marcelo Alves), Beto (Dauri) e Sérgio Manoel; Túlio e Narcízio – Técnico: Paulo Autuori.

Veja os gols do jogo:

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários