Na briga direta pelo topo do Brasileirão, Palmeiras e Botafogo se enfrentam neste domingo (25), às 16h (de Brasília), pela 12ª rodada.
Enquanto o Alviverde tenta diminuir a vantagem pela liderança, o alvinegro pode disparar de vez rumo ao titulo. Só que para isso, o embalado time de Luís Castro terá que dar fim a três tabus que vão muito além da disputa ponta.
O primeiro deles é que o Botafogo nunca venceu no Allianz Parque. Nos cinco jogos em que disputou na casa do Verdão, a equipe carioca perdeu quatro e empatou uma, anotando apenas um gol.
O último triunfo dos cariocas em cima dos paulistas foi, inclusive, fora de casa, há nove anos, mas não no atual estádio do Palmeiras.
Na época, o time comandado por Vágner Mancini venceu o Palmeiras de Alberto Valentim por 2 a 0 no Prudentão, com gols de Bolatti e Zeballos, no Campeonato Brasileiro de 2014.
Por fim, o Palmeiras é a única equipe que Luís Castro ainda não venceu desde que chegou ao Botafogo em março de 2022.
Além do Alviverde, só o Cuiabá e o Corinthians ainda não tinham sido vítimas do treinador português. Mas tanto os mato-grossenses acabaram perdendo para o Botafogo por 1 a 0 e 3 a 0, respectivamente.
Agora, o embalado Botafogo não só busca vencer o atual campeão em seus territórios, como também quer ter ainda mais motivos para manter vivo o sonho pelo título.
Vale destacar que mesmo se perder, o Alvinegro não perde a liderança, já que continuaria com 27 pontos contra 25 do Palmeiras, em caso de vitória da equipe de Abel.