O líder Botafogo recebe o Flamengo neste sábado (2/9), às 21h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro-2023. E, caso derrote o Rubro-Negro, vai atingir uma importante marca que não acontece há mais de 50 anos.
Segundo levantamento da Opta, o Alvinegro não emenda quatro vitórias seguidas contra rivais do Rio de Janeiro na primeira divisão nacional desde o período entre 1968 e 1970.
Na época, o Botafogo atingiu uma sequência de seis vitórias contra cariocas, incluindo também os jogos contra Bangu, presenças tradicionais nos principais campeonatos nacionais do passado.
Na atual temporada, a equipe ganhou os últimos três clássicos que disputou no Brasileirão. O primeiro derrotado foi o próprio Flamengo logo na 3ª rodada, quando o Botafogo venceu por 3 a 2, no Maracanã, com direito a dois gols de Tiquinho Soares. Depois foi a vez do Fluminense ”cair no tapetinho” do Nilton Santos: vitória por 1 a 0 na 7ª rodada, gol de Victor Cuesta. E o Vasco também não saiu ileso diante dos botafoguenses. Com gols de Luis Henrique e Carlos Alberto, o Botafogo aplicou 2 a 0 no Cruzmaltino pela 13ª rodada.
Agora, a equipe comandada por Bruno Lage busca ampliar a invencibilidade não só diante dos rivais cariocas, como também no Brasileiro. Afinal, já são 12 jogos sem saber o que é perder, com nove vitórias e três empates na competição.
O Botafogo lidera o Brasileiro com 51 pontos, enquanto o Flamengo é o quarto, com 36.
Próximos jogos do Botafogo:
Flamengo (C) – sábado (2/9), às 21h (de Brasília) – Brasileirão
Atlético-MG (F) – sábado (16/9), às 21h (de Brasília) – Brasileirão
Corinthians (F) – sexta-feira (22/9), às 20h (de Brasília) – Brasileirão