Após três semanas de pré-temporada, chegou a hora de iniciar, de fato, 2022. O Botafogo faz o primeiro jogo do ano nesta terça-feira: o time enfrenta o Boavista às 21h no Estádio Nilton Santos, pela estreia do Campeonato Carioca.
Campeão da Série B do Brasileirão no ano passado, o Alvinegro espera que o bom ritmo da conquista continue para dar fim a um tabu que já dura cinco anos: o Glorioso não sabe o que é vencer em estreias de Campeonato Carioca desde 2016.
A última vez que o Alvinegro saiu vitorioso de um primeiro jogo de Estadual foi no (quase) longínquo 2016. Na ocasião, triunfo por 2 a 0 sobre o Bangu, em São Januário. Gols de Gervásio ‘Yaca’ Núñez e Renan Fonseca.
Desde então, o time acumula quatro empates e uma derrota nessas condições. Foram três gols marcados e quatro sofridos em estreias nos últimos cinco anos. O time, inclusive, não balança a rede em estreias há três anos.
Para 2022, o Botafogo enxerga o Carioca como uma forma de criar uma estrutura técnica para a equipe visando o ano, mas não é por isso que entra para perder – como o lateral-direito Rafael explicou em entrevista coletiva realizada na última segunda-feira.
Um Botafogo com novidades e garotos da base – Juninho e Matheus Nascimento vão começar jogando – tenta dar fim a esse ‘tabu’ das estreias no Carioca.
ÚLTIMAS ESTREIAS DO BOTAFOGO EM CARIOCAS
2016: Bangu 0 x 2 Botafogo – São Januário
2017: Botafogo 1 x 1 Nova Iguaçu – Nilton Santos
2018: Botafogo 2 x 2 Portuguesa – Nilton Santos
2019: Botafogo 0 x 0 Bangu – Nilton Santos
2020: Volta Redonda 1 x 0 Botafogo – Raulino de Oliveira
2021: Botafogo 0 x 0 Boavista – Nilton Santos