O empate em 0 a 0 com a LDU na altitude de Quito na madrugada desta quarta-feira (7/6) deixou o Botafogo em vantagem para conquistar a vaga direta às oitavas de final da Copa Sul-Americana-2023. O Glorioso lidera o Grupo A com os mesmos 9 pontos dos equatorianos, mas está à frente por ter mais gols marcados (9 a 7).
Na rodada final, dia 29 de junho, o Botafogo receberá o Magallanes – que ainda não está matematicamente eliminado, já que joga quinta-feira – no Nilton Santos, enquanto a LDU jogará em Quito contra o já eliminado Universidad César Vallejo.
Para se classificar em primeiro e conseguir a vaga direta, o Botafogo precisa obter o mesmo número de pontos na última rodada que a LDU, manter o saldo de gols atual (+5) e pode, ainda, fazer dois gols a menos que os equatorianos.
Por exemplo: se a LDU vencer por 3 a 2 e o Botafogo ganhar do Magallanes por 1 a 0, as duas equipes empatariam em tudo (pontos, saldo de gols e gols pró), mas o Glorioso ficaria à frente no terceiro critério de desempate, que são os gols marcados como visitante (5 a 3).
Desta forma, se for mantido o saldo, o Botafogo só cairia para a segunda posição (o que significaria disputar o playoff contra um dos terceiros colocados dos grupos da Libertadores) se fizer três gols a menos que a LDU – por exemplo, empate dos equatorianos em 3 a 3 e empate alvinegro por 0 a 0.
🔍 Resultados para o Botafogo passar em 1º:
– Botafogo vencer o Magallanes, e LDU empatar ou perder para o César Vallejo;
– Botafogo empatar com o Magallanes, e LDU perder para o César Vallejo;
– Botafogo vencer Magallanes por mesma diferença que a vitória da LDU sobre o César Vallejo (a LDU não poderia fazer três gols a mais que o Glorioso);
– Botafogo empatar com o Magallanes e LDU empatar com o César Vallejo (LDU não poderia fazer três gols a mais que o Alvinegro).