Segundo pior mandante do Campeonato Brasileiro, só na frente do lanterna e praticamente rebaixado Juventude, o Botafogo tem na partida de hoje, contra o Bragantino, às 19h30, mais uma chance para melhorar esse retrospecto. No Brasileirão, o time de Luís Castro jogou 16 vezes no Nilton Santos e ganhou apenas quatro, além de oito derrotas e quatro empates. Um aproveitamento de pífios 33%.
A porcentagem é a mesma quando o assunto é o desempenho do alvinegro em casa contra times que estão na segunda metade da tabela. Em seis jogos, foram duas derrotas, para Goiás e Avaí, três empates, com Ceará, Atlético-GO e Juventude, e apenas uma vitória, contra o Coritiba. Com três jogos em casa a serem feitos até o fim da competição, o Bota tem neles a chance de melhorar o retrospecto contra equipes que figuram nessa situação e, quem sabe, chegar na Libertadores.
— Estando a Libertadores ao alcance matemático, vamos lutar por ela. Se me perguntar o que quero, é a Libertadores, atingir o sexto lugar. É possível? Vamos correr atrás. Sempre fui um animal competitivo, sempre quis isso dos meus jogadores. É assim que vamos até o fim — falou o técnico Luís Castro.
Com os dois tropeços seguidos no Brasileirão, contra Internacional e Fluminense, o Botafogo ficou a três pontos da oitava colocação, que deve classificar para a pré-Libertadores. Por outro lado, com 44 pontos, é difícil imaginar que o alvinegro perca uma vaga na Sul-Americana, que deve ir do nono colocado até o 14º.
Para a partida contra o Bragantino, o técnico Luís Castro não terá o meia Carlos Eduardo. Um dos destaques do Botafogo contra o Fluminense, o jogador saiu lesionado no segundo tempo e não estará à disposição para o jogo. Há a possibilidade, inclusive, de ele não entrar mais em campo pelo alvinegro nessa edição do Campeonato Brasileiro.
— Pode ou não ter terminado a época (temporada) dele. Se for um problema muscular, está fora até o fim do campeonato. Esperamos que não — revelou Castro.
Por outro lado, o Botafogo terá o retorno de Tchê Tchê. Suspenso contra o tricolor, o volante deve voltar ao time titular. Junto dele, devem estar Patrick de Paula e Gabriel Pires.