Em junho de 2022, um Botafogo repleto de desfalques e ainda sem os reforços que mudariam o patamar do time era facilmente goleado pelo Palmeiras por 4 a 0 no Allianz Parque, ficando a apenas um ponto da zona de rebaixamento. Um ano depois, o Glorioso volta ao estádio numa situação totalmente diferente.
Líder isolado do Campeonato Brasileiro, o Fogão desafia o atual campeão Palmeiras, vice-líder cinco pontos atrás. Daquela formação inicial que foi goleada em 2022, somente Victor Cuesta, Tchê Tchê e Victor Sá devem ser titulares. Cinco titulares naquela partida nem sequer mais estão no Botafogo (Saravia, Kanu, Daniel Borges, Luís Oyama e Vinícius Lopes).
Tchê Tchê é um dos remanescentes e conversou com o “GE” sobre a partida deste domingo. Segundo ele, o Botafogo de agora está bem mais preparado.
– Nos conhecemos bem mais hoje em dia e, com o passar do tempo, o entrosamento tem crescido. A maneira com que assimilamos o que nos é passado fez a equipe evoluir como um todo. Ainda buscaremos evoluir mais e mais, para podermos manter uma regularidade e brigar lá em cima até o fim – afirmou o volante.
Tchê Tchê atuou pelo Palmeiras entre 2016 e 2018 e tem mais de 100 partidas realizadas com a camisa alviverde. Por isso, acaba sendo um confronto ainda mais especial.
– Voltar ao Allianz Parque sempre é especial e sempre será. Sou muito grato a tudo que vivi e a todas as pessoas que me ajudaram em todas as etapas da minha vida. Já estive lá outras vezes depois que saí do Palmeiras, então é um sentimento que já pude vivenciar algumas vezes e isso sempre ajuda para o jogo seguinte… A expectativa é de que seja um grande confronto e fico feliz por estar vivendo esse momento no campeonato com o Botafogo – disse Tchê Tchê, completando:
– Tenho carinho e respeito pela história que vivi e construí no Palmeiras, e busco o mesmo agora também com a camisa do Fogão e na minha relação com os torcedores do clube – completou.
Apesar de boa parte da imprensa tratar o jogo deste domingo como uma “final antecipada”, Tchê Tchê evita falar em título e diz que o pensamento do Botafogo segue sendo jogo a jogo:
– Eu sou um cara bem tranquilo, falo pouco… Temos muitos jogadores experientes no nosso time, que conversam e ajudam os mais novos, então todos sabem da importância e da dimensão do Campeonato Brasileiro para o Botafogo. Seguiremos pensando jogo a jogo, com os pezinhos no chão, sempre tratando o jogo seguinte como o mais importante. O campeonato é longo e vamos manter o foco em nossos objetivos a longo prazo.
O Botafogo que enfrentou o Palmeiras no Allianz Parque em 2022 teve: Gatito Fernández; Saravia, Kanu, Victor Cuesta e Daniel Borges; Luís Oyama (Kayque – Intervalo), Tchê Tchê (Del Piage – Intervalo) e Lucas Fernandes (Chay 22’/2ºT); Victor Sá, Vinícius Lopes e Hugo.