O Botafogo enfrenta o Internacional neste sábado, no Estádio Beira-Rio, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, num confronto que traz doces recordações ao torcedor alvinegro. Afinal de contas, foi lá que o Glorioso conquistou uma vitória espetacular que encaminhou o título nacional há exatamente 10 meses.
Na penúltima rodada do Brasileirão de 2024, no dia 4 de dezembro, o Glorioso entrava em campo “de ressaca” pelo título épico da Libertadores conquistado quatro dias antes, em Buenos Aires. Houve pouquíssimo tempo de recuperação, ainda mais depois da festa histórica no domingo na Enseada de Botafogo.
Isso sem falar no esgotamento físico e mental depois de jogar uma final de Libertadores com um jogador a menos desde o primeiro minuto. A prova de que o Botafogo-2024 foi um time especial foi essa vitória sobre o Internacional que, mesmo já sem chances de título, viu seu torcedor lotar o Beira-Rio numa quarta à noite.
A lembrança pode servir também como uma motivação a mais para Savarino, autor do golaço da vitória, logo aos cinco minutos do primeiro tempo, acertando um chute de primeira após passe de Thiago Almaida, em jogada ensaiada de escanteio. O venezuelano ainda tenta reencontrar seu melhor futebol em 2025.
Naquela noite, o Palmeiras, perseguidor do Botafogo, também venceu o Cruzeiro, por 2 a 1, de virada, com portões fechados no Mineirão e um gol de Estêvão aos 44 minutos do segundo tempo, impedindo que o Glorioso já pudesse soltar o grito de campeão com uma rodada de antecedência.
O Glorioso dependia apenas de um empate na rodada final, contra o São Paulo. Venceu o Tricolor por 2 a 1, mas nem precisaria, já que o Palmeiras, atuando no Allianz Parque, pipocou e perdeu para o Fluminense, que brigava para não ser rebaixado, por 1 a 0.
O Botafogo naquela noite em Porto Alegre jogou com Gatito Fernández; Vitinho (Mateo Ponte 12’/1ºT), Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Danilo Barbosa 35’/2ºT) e Savarino (Júnior Santos 35’/2ºT); Luiz Henrique (Eduardo 20’/2ºT), Igor Jesus e Thiago Almada (Matheus Martins 20’/2ºT) – Técnico: Artur Jorge.