Com direito a golaço de Rikelmi e dois gols de Erison nos acréscimos, o Botafogo teve o brilho de Joel Carli numa noite para lá de especial para o argentino para golear o lanterna Volta Redonda por 5 a 0 nesta segunda-feira, no Estádio Nilton Santos, e se recuperar no Campeonato Carioca. O Glorioso ultrapassou o Vasco no saldo de gols e vai para a última rodada em terceiro, com 19 pontos.
O Fogão entrou em campo já classificado e agora resta saber apenas quem vai enfrentar nas semifinais. Se terminar mesmo em terceiro, na posição atual, duela com o Flamengo. Se acabar em quarto, sendo ultrapassado pelo Vasco na rodada final, vai decidir com o Flamengo uma vaga na grande decisão.
O jogo
Apesar dos inúmeros desfalques, o Botafogo começou impondo um forte ritmo e conseguiu abrir o placar na bola parada. Daniel Borges cobrou escanteio e Joel Carli, na partida em que igualou Fischer como estrangeiro que mais atuou na história do clube (180 jogos), cabeceou para fazer 1 a 0 aos nove minutos.
O Alvinegro continuou pressionando, mas aos poucos o Volta Redonda – desesperado na briga contra o rebaixamento – foi se animando e ganhando terreno. O jogo perdeu ritmo, mas o Botafogo quase ampliou no fim da primeira etapa: Rikelmi puxou contra-ataque e enfiou na medida para Matheus Nascimento, mas o atacante penteou demais e foi desarmado pelo goleiro.
No segundo tempo, o Volta Redonda teve a chance de empatar num bate-rebate dentro da área que acabou na importante defesa de Gatito, após finalização de Lelê. Depois disso, o Botafogo foi quem criou mais, sempre pelos pés de Raí. Aos 16, ele serviu Luiz Fernando, que encobriu o goleiro, mas Júlio Amorim salvou quase em cima da linha.
No lance seguinte, Raí chutou rasteiro com muito perigo, rente à trave. E depois, aos 23, Raí enfiou, Luiz Fernando cruzou, a bola desviou em Alemão e o goleiro Vinícius Dias salvou no alto. O segundo gol sairia aos 30, mais uma vez na bola parada. Lucas Mezenga, que entrara no lugar de Carli no intervalo, desviou no meio da área e fez 2 a 0.
No final, saiu o gol mais bonito. Romildo foi à linha de fundo e rolou para trás para Rikelmi acertar um chutaço de primeira, sem chances de defesa para o goleiro do Volta Redonda: 3 a 0. Ainda teve tempo para mais. Aos 45 minutos, Juninho puxou a jogada, Luiz Fernando rolou para o meio da área e Erison empurrou para o gol. E, nos acréscimos, Juninho rolou e Erison fez o segundo dele, fechando a conta em 5 a 0.
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo volta a campo no próximo domingo para fechar a Taça Guanabara diante do Audax, às 19h, ainda com local indefinido pela Ferj. As semifinais do Campeonato Carioca acontecem entre os dias 16 e 26 de março.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 5 X 0 VOLTA REDONDA
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 07/03/2022 – 19h30
Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo (RJ)
Assistentes: Gabriel Conti Viana (RJ) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
Renda e público: R$ 44.904,00 / 1.402 pagantes / 1.523 presentes
Cartões amarelos: Kayque, Matheus Nascimento e Kanu (BOT); Tinga, Bruno Barra, Júlio Amorim, Grasson e Luiz Paulo (VRE)
Cartões vermelhos: –
Gols: Carli 9’/1ºT (1-0), Lucas Mezenga 30’/2ºT (2-0), Rikelmi 41’/2ºT (3-0), Erison 45’/2ºT (4-0) e Erison 47’/2ºT (5-0)
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Daniel Borges (Vitor Marinho – Intervalo), Carli (Lucas Mezenga – Intervalo), Kanu e Jonathan Silva; Barreto, Kayque (Romildo 23’/2ºT) e Raí (Juninho 43’/2ºT); Luiz Fernando, Matheus Nascimento (Erison 40’/2ºT) e Rikelmi – Técnico: Lucio Flavio.
VOLTA REDONDA: Vinícius Dias; Júlio Amorim, Alemão, Grasson e Luiz Paulo; Bruno Gallo (Evertton 40’/2ºT), Bruno Barra e Tinga (Romarinho 24’/2ºT); MV, Lelê (Renato Matos 24’/2ºT) e Pedrinho – Técnico: Wilson Leite.