Braço direito de John Textor quer acelerar processo da SAF para Botafogo buscar reforços: ‘Estimamos finalizar antes da janela’

61 comentários

Por FogãoNET

Compartilhe

Braço direito de John Textor quer acelerar processo da SAF para Botafogo buscar reforços: ‘Estimamos finalizar antes da janela’
Vitor Silva/Botafogo

Além de Thairo Arruda e Danilo Caixeiro, da Matix, o norte-americano John Textor teve uma espécie de braço direito durante sua visita ao Brasil para assinar o acordo vinculante com o Botafogo. Jorge Gallo, advogado do escritório Campos Mello, auxiliou o investidor no processo e esteve lado a lado com o empresário nos dias em que esteve no Rio de Janeiro.

Gallo concedeu entrevista ao site “UOL” e disse que pretende acelerar o processo de auditoria (due diligence) e assinatura de documentos e contratos para que 90% da SAF passe para o controle de Textor antes mesmo do fechamento da primeira janela brasileira de transferências, dia 12 de abril. Tudo para possibilitar o Botafogo a fortalecer logo o elenco.

– Temos alguns trâmites. O primeiro é a questão de auditoria. Já iniciamos um processo de auditoria, que é a análise de documentação, contratos, eventuais processos judiciais, mas é uma auditoria confirmatória porque já temos mapeado qual é o tamanho da dívida, quais são os contratos vigentes e tudo mais. É mais uma auditoria para levantar eventuais ‘red flags’ e mostrar para o investidor que, dificilmente, vai ter alguma coisa que não foi mostrada. Junto a isso, caminha para a celebração dos documentos definitivos mesmo. Parte do investimento [R$ 50 milhões] vai ser feito via empresário, para pagar despesas correntes e também contratação de atleta, e depois assina o documento do investimento, onde ele vai passar a, de fato, ter as ações na SAF – explicou Gallo.

– Uma coisa importante é que esse ano tivemos uma mudança na regra sobre a janela de transferência de jogadores. A janela no Brasil fecha 12 de abril, essa de verão, e, depois, a de inverno, abre em julho e fecha em agosto. O fato de ter janela maior do que é normalmente dá a possibilidade de fazer contratações para fortalecer o elenco ainda para o início do Brasileiro. Esses R$ 50 milhões de empréstimo também poderão ser usados na contratação de jogadores, isso vai ser definido por um comitê formado por membros do clube e do investidor. Estimamos que todo esse processo de autoria e celebração dos documentos seja finalizado antes do fechamento da janela. Isso vai possibilitar a discussão e investimento já para contratação de atletas ainda nesta janela. Essa mudança foi muito benéfica nesta situação em que estamos passando – completou.

Nossa intenção é fechar a documentação e auditoria o quanto antes, porque só com essa negociação fechada que vai se conseguir fazer um planejamento concreto. Ainda que se tenha o benefício da janela maior, o quanto antes você conseguir formar o elenco que vai, ao menos, iniciar essa nova caminhada, melhor, porque tem a questão se tem alguém jogando na Europa, alguém que não é brasileiro e não fala a língua… Então, tudo isso que tem como planejamento para a equipe, o quanto antes colocar em prática, melhor – disse ainda o advogado.

Jorge Gallo elogiou o Botafogo no sentido de, já nos anos anteriores, ter discutido e amadurecido a ideia de transformar-se em clube-empresa.

O Botafogo tinha um grande diferencial porque, mesmo antes da lei ser promulgada e passar a ser válida, o clube tinha um processo muito adiantado com relação à estrutura de se tornar uma sociedade anônima, ainda que não fosse nesta característica de sociedade anônima do futebol. Isso facilitou muito o entendimento de algumas coisas, e vai facilitar muito também na transição, porque estamos lidando com pessoas que já estavam preparando o clube para passar por essa transição e, principalmente, para receber esses investimentos, fosse ele externo, de algum investidor como o John, ou mesmo interno. Isso facilitou bastante para o Botafogo, e que eu acho que é diferente de alguns outros clubes aqui no Brasil – pontuou Gallo.

Fonte: Redação FogãoNET e UOL

Notícias relacionadas