Brasil-RS alega gramado e limitação de público no estádio em Pelotas para jogo contra Botafogo ser no DF; regulamento proíbe

Estádio Bento Freitas, casa do Brasil de Pelotas
Reprodução/Premiere

O Brasil-RS alegou uma série de empecilhos para receber o jogo contra o Botafogo no Estádio Bento Freitas para justificar à CBF o pedido para que a partida seja realizada em Brasília. O duelo está marcado para o dia 21, pela penúltima rodada da Série B.

Em documento assinado pelo presidente interino do Brasil, Evânio Tavares, e divulgado por Thiago Franklin, do Canal do TF, o clube gaúcho afirmou que dispõe de pouca capacidade para público no momento e que há uma expectativa de grande presença de torcedores do Botafogo, naquele que pode ser o jogo do título para o Alvinegro.

O Bento Freitas passa por um processo de reestruturação e as arquibancadas móveis localizadas no setor oposto ao setor social, foram desmontadas para possibilitar a finalização da nova arquibancada, que ainda não tem a liberação pelos órgãos competentes.

O clube acrescenta que o gramado também não está nas condições ideais, já que há um processo de transição no momento entre a grama de inverno e a grama de verão.

A sugestão de Brasília como palco para o jogo foi do Botafogo, explica o clube no ofício enviado à Federação Gaúcha.

Banner black november loja FogãoNET/Estilo Piti

Regulamento proíbe

Apesar da vontade do Brasil-RS, o regulamento da Série B determina, em seu artigo 19 § 1º, que qualquer mudança de local seja avisada com 30 dias de antecedência e que seja demonstrado que tal alteração não prejudica o equilíbrio técnico da competição, causa prejuízo aos torcedores mandantes ou provoca qualquer privilégio ao adversário.

Além disso, o Artigo 13 do Regulamento Geral de Competições da CBF aponta em seu § 5º: “Não será autorizada a transferência de partida para outro Estado nos últimos 5 (cinco) mandos de campo de cada Clube em competições de pontos corridos e nas últimas quatro fases de competições de caráter eliminatório (mata-mata).”

Confira o ofício do Brasil-RS à Federação Gaúcha:

Fonte: Redação FogãoNET e Twitter de Thiago Franklin

Comentários